#CHANGEMAKERS: UNITED COLORS OF BENETTON
Alessandro Tuci, Diretor Comercial do Grupo Benetton em Portugal, fala com a ModaLisboa sobre Metaverso, Multiculturalidade e Sustentabilidade.
As marcas patrocinadoras da MODALISBOA METAPHYSICAL são, na sua essência, poderosos motores de mudança. #CHANGEMAKERS são breves entrevistas que dão voz a quem trabalha diariamente para a construção de um futuro sólido, transparente, inclusivo e sustentável.
Na 58ª Lisboa Fashion Week, a United Colors of Benetton não só será a anfitriã do evento METAPHYSICAL COLORS, um warm up da Semana de Moda na sua Loja do Chiado, como patrocinará o prémio do público do concurso Sangue Novo. Na ModaLisboa, poderão encontrá-la no Social Lounge, onde se ergue uma Pink Selfie Room, feita para celebrar a cor e a beleza.
Esta é a primeira Lisboa Fashion Week de 2022 e, juntos, queremos começar o ano em mudança. Quais são os valores basilares que vos guiam hoje?
A Benetton sempre foi uma empresa atenta às mudanças na sociedade, mas com um olhar voltado para o futuro. Sustentabilidade, ética e respeito social sempre foram e continuarão a ser parte integrante de seu ADN. Quanto ao produto, por seu lado, as coleções da UCB são sinónimo de malha, cor e qualidade desde o início.
A criatividade está na raiz de tudo o que fazemos. O que é que falta criar?
Neste contexto histórico-económico específico, a criatividade e a inovação são a base para um crescimento cada vez mais rápido. Um dos nossos principais objetivos consiste em intensificar a experiência do cliente no omnicanal, uma estratégia chave concebida para integrar lojas físicas e mundo digital e que estará cada vez mais presente a nível global. A Benetton foi recentemente uma das primeiras marcas a colocar em prática essa experiência de omnicanal generalizado: por ocasião da Semana de Moda de Milão, revolucionou a loja na Corso Vittorio Emanuele, adaptando-o à nova loja que abrirá em breve no Metaverso. O site da Benetton.com também oferece uma experiência de compra online contemporânea, aberta a todas as personalidades e identidades. Uma plataforma ideal para posicionar a marca como líder na categoria de lifestyle casual italiano, reforçando assim o envolvimento com a Geração Z.
Qual acreditam ser o papel das marcas na construção de um futuro mais humano, transparente, ético e inclusivo?
No que toca à estratégia do Grupo Benetton, o consumidor final e as suas necessidades estão no cerne da trajetória da marca. E a sustentabilidade é um ativo importante para os consumidores, sobretudo para os mais jovens. O cliente quer estar informado sobre os itens que compra, saber de onde vem e verificar a etiqueta. As etiquetas das nossas roupas sustentáveis contêm um código QR que remete para a secção de sustentabilidade do site da Benetton.
No ano passado, o Grupo Benetton apresentou o GREEN B, um grande projeto de sustentabilidade que a Benetton está a levar a cabo para consolidar boas práticas, melhorar o seu desempenho ambiental e social em toda a cadeia de fornecimento e ser uma referência em Itália e no mundo em matéria de moda sustentável. Um bom exemplo é a loja inaugurada em Florença no início de março de 2021, precursora de uma nova abordagem ao retalho com baixo impacto ambiental, um conceito assente em materiais reciclados e de ponta, por forma a poupar energia. Uma referência para o retalho do futuro, que comercializará coleções cada vez mais sustentáveis.
O que é que continua a inspirar-vos, todos os dias?
Paixão e olhar sempre para o futuro.
A construção de comunidade é um dos maiores poderes — e responsabilidades — de uma marca. Como descreveriam a vossa comunidade?
O Grupo Benetton é uma empresa global fundada com base nos princípios do multiculturalismo, abertura e tolerância. É uma das empresas mais importantes do setor de moda, presente nos principais mercados com uma rede comercial de cerca de 4500 pontos de venda. E trabalha em conjunto com as comunidades onde está presente, em Itália e no mundo, para atingir um equilíbrio entre crescimento económico, bem-estar social e respeito pelo ambiente.
E já que a Lisboa Fashion Week faz parte dessa mesma comunidade: se só tivessem três palavras para descrever a vossa relação com a ModaLisboa, quais seriam?
Democrática, disruptiva e relevante.