Talk: Oasification
Quando a travessia testa os nossos limites coletivos, trazemos à conversa um painel transnacional para debater os desafios contemporâneos desta indústria criativa. A emergência climática, a metodologia atual de consumo e uma sociedade em convulsão obrigam-nos, exigem-nos, uma transformação unida, através da educação, da inovação e do ativismo.
Formada em Engenharia Química pela FEUP, iniciou a sua carreira profissional numa spin off da Universidade do Minho, de onde seguiu para Universidade de Leibniz em Hannover, Alemanha, integrando um grupo de investigação na área dos materiais para aplicações biomédicas durante dois anos. Liderou, durante cinco anos, o departamento de sustentabilidade da Tintex Textiles, focado na inovação de produtos e serviços, garantindo a certificação e rastreabilidade de processos. Esta mudança legitimou a Tintex como líder no setor de desenvolvimento sustentável, tendo sido reconhecida e diversas vezes premiada a nível nacional e internacional. Em 2017, assumiu a coordenação do grupo Green Textiles Club do Cluster Têxtil Português, até janeiro de 2020. Foi, até março de 2021, responsável pela Comunicação e Parcerias da Smartex, uma startup que desenvolve tecnologia com base em inteligência artificial para a deteção de defeitos na produção de malhas circulares. Atualmente, é coordenadora da Agenda Estratégica para a Sustentabilidade e Economia Circular no CITEVE, o centro tecnológico para as indústrias têxtil e do vestuário em Portugal....
Danilo Venturi é autor do livro Brand Persona: The Four-Step Method. Com formação em ciências políticas, começou a sua carreira na indústria da música, tornou-se pioneiro no e-commerce, concept stores, e trabalhou para a marca de lingerie La Perla. Como diretor de escola de Moda Polimoda, envolveu grupos, marcas e instituições como a LVMH, Richemont, Gucci, WGSN, CFDA e Pitti Immagine, além de personalidades como Marina Abramovic, Alber Elbaz, Renzo Rosso, Waris Ahluwalia, Rick Owens e Suzy Menkes. O seu modelo educacional foi descrito pela Forbes como The Reign of Error. Danilo Venturi lançou a sua empresa de consultoria em 2021 e, após uma pausa em Miami, voltou a Florença, Itália, como diretor do IED - Istituto Europeo di Design, em Florença....
A BÉHEN apresenta pela primeira vez ao público em março 2020 na ModaLisboa, com a ambição de mudar a perceção das artes tradicionais em Portugal e de valorizar o potencial das mesmas nas várias indústrias. Desde então, percorre Portugal à procura de têxteis antigos. Para o projeto, há dois valores basilares: o impacto ambiental através do Up-cycling, pelo qual a marca se tornou reconhecida, mas também o impacto social, através da procura por quem ainda detém os antigos saberes. Hoje, a BÉHEN une forças com entidades locais na luta contra o desaparecimento dos saberes relacionados com os têxteis, numa missão que vai muito para além da Moda, e que só foi possível construir dada a relação próxima da Designer, Joana Duarte, com os bordados e a tecelagem nas várias gerações da sua família. Em 2021, BÉHEN foi distinguida com o 1º prémio de Empreendedorismo Feminino AWE, atribuído pela embaixada dos EUA em Portugal....
Após diversos cargos executivos em empresas da indústria de Moda alemã, Scott Lipinski assume o cargo de Diretor Geral do Fashion Council Germany (FCG) desde junho de 2017. Scott considera o FCG um intérprete entre a indústria e a política, e garante que o foco seja colocado no poder económico e cultural da Moda alemã com vários projetos, eventos, conferências, cooperações e estudos. O Fashion Council Germany capacita o cenário da Moda e Design alemães para um futuro visionário, tecnológico e sustentável num mercado global.
Fundado em janeiro de 2015, em Berlim, por iniciativa de especialistas da indústria nacional, o FCG promove o design alemão como um bem cultural e económico e apoia jovens Designers da Alemanha. Para atingir este objetivo, o FCG aposta na Educação, Sustentabilidade e Tecnologia da Moda, bem como na promoção do diálogo interdisciplinar e do networking. Por isso, o Fashion Council realiza um trabalho essencial de lobby na política, negócios e cultura, para dar visibilidade e enfatizar a relevância global do design alemão e da produção de Moda, nacional e internacionalmente....
Namalimba Coelho (Luanda, 1976) é licenciada em Direito, com Mestrado e especialização na área de Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais em Paris e com formação complementar na área de Diplomacia/Relações Internacionais, Jornalismo e Luxury Brand Management. Desde 2003 trabalha na área da cultura em Portugal, assumindo a comunicação de diversas entidades e projetos. Na qualidade de assessora do Museu Coleção Berardo, desde a sua abertura em 2007, comunicou mais de uma centena de exposições em colaboração com artistas, curadores e instituições, nacionais e internacionais. Tem também assumido a direção criativa e a curadoria de exposições e projetos de artistas africanos e da diáspora, realizados em Lisboa, Luanda, Macau e Paris. Usa como assinatura criativa o acrónimo NAM x Non AlignedMovement, enquanto arma poética para desenvolver ações artísticas e humanistas para dar visibilidade a causas e temáticas relacionadas com os Direitos Humanos, combater o racismo e a discriminação sob todas as suas formas, e desafiar as fronteiras das dinâmicas culturais....