
FW 25/26
SECOND BEST, a coleção outono/inverno de Constança Entrudo, funciona como uma reflexão sobre a obsessão da sociedade com vencedores e perdedores, celebrando o segundo lugar que é tantas vezes negligenciado. Constança retrata o lado desmoralizante da meritocracia, materializando as texturas do esforço, do processo e da aceitação, e abraçando a beleza silenciosa de um silver lining.
Nem tudo o que luz é ouro, e a apresentação inclui uma instalação têxtil criada para a ocasião. A instalação proporciona uma experiência sensorial ativa do tema, enraizada na crença da Designer na interdependência entre os espaços que habitamos e a forma como nos sentimos.
A graciosidade gráfica das silhuetas tem por base o vestuário desportivo dos Jogos Olímpicos dos anos 80. Através de uma multiplicidade de meios, Constança sensualiza a narrativa deste segundo lugar. O foco nos materiais considerados de segunda qualidade, combinado com uma atenção meticulosa à engenharia da construção têxtil, dá destaque às superfícies: pormenores prateados impressos em tecidos delicados, feitos à mão, malhas que se assemelham a veludo, tafetás brilhantes plissados manualmente, insígnias, medalhas e faixas tipo Miss Mundo.
O foco nos materiais considerados de segunda qualidade, combinado com uma atenção meticulosa à engenharia da construção têxtil, dá destaque às superfícies: pormenores prateados impressos em tecidos delicados, tecidos à mão, malhas que lembram veludo, tafetás brilhantes plissados à mão, faixas, galochas e medalhas ao estilo Miss Mundo.
Para esta coleção, Constança Entrudo colaborou com a RDD Textiles no desenvolvimento de algumas peças de malha da coleção e no set design. Todos os tecidos utilizados nos pódios do set design do desfile foram fornecidos pela RDD Textiles e serão integralmente reutilizados na produção da coleção, reafirmando o compromisso da marca com a circularidade e a inovação têxtil.
Propõe-se um presente multiplicado nestas celebrações de pessoas e estudos de Constança Entrudo.