FW 25/26
DESASSOSSEGO, a coleção FW 25/26 de Inês Barreto, é inspirada no Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa, uma obra escrita em fragmentos e posteriormente montada por outros — mas que poderia ter sido organizada de inúmeras formas.
Refletindo o estilo e a filosofia de Pessoa, cada peça da coleção é como um fragmento, uma parte de um todo maior que pode ser constantemente reimaginado e reorganizado. No seu núcleo, a coleção incorpora a rejeição de Pessoa à identidade singular, abraçando em vez disso um eu fluido, moldado por camadas, contradições e uma combinação mutável de vozes interiores.
Tal como a prosa dispersa de Pessoa, as peças são expressões individuais de pensamento, mas quando usadas em conjunto formam um tecido fluido que reflete o ritmo imprevisível da mente da Designer.
Num mundo que insiste em colocar as pessoas em categorias fixas, a coleção “Desassossego” celebra a multiplicidade do eu, honrando a beleza e a complexidade de existir como uma "orquestra oculta". Não é uma sinfonia com estrutura rígida, mas sim um conjunto ao estilo do jazz, onde cada peça ressoa com texturas, cores e energias únicas, unindo-se numa harmonia espontânea.
Com esta coleção, Inês Barreto convida o espetador a ver o mundo através da sua lente: desordenado, vívido, cheio de texturas ricas e, acima de tudo, sem restrições.