As cinco coleções finalistas da segunda e última fase do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside são a materialização mais pura, experimental e inovadora do nosso CAPITAL, debruçando-se sobre temas como a Moda enquanto um sonho que pode e deve ser concretizável na escolha consciente, uma distopia muito próxima em que a classe média é abolida, a diluição de fronteiras entre técnicas ancestrais e inovação tecnológica, a tradução da profundidade emocional extremamente humana em peças que desafiam volume e proporção e a transgressão de género e a tensão visual entre o passado e o futuro.
Selecionados em outubro de 2024, os cinco jovens Designers Dri Martins, Duarte Jorge, Francisca Nabinho, Gabriel Silva Barros e Ihanny Luquessa apresentam agora o produto do seu crescimento conceptual e maturidade comercial, desenvolvido no último semestre e com acompanhamento e mentoria do painel de jurados. Também aqui há novidades: Danilo Venturi, Diretor do IED Milano com uma carreira multidisciplinar que vai desde curadoria a planeamento estratégico e branding de Moda, junta-se ao júri nesta segunda fase do concurso.
A Seaside continua a apoiar o concurso, alinhando-se com a sua missão de promover a criatividade e sensibilizar para a sustentabilidade em toda a cadeia de valor da Indústria de Moda. As coleções voltam a ser confecionadas com materiais fornecidos pelas parcerias têxteis estabelecidas pela Associação ModaLisboa: Calvelex / Fabrics4Fashion, RDD Textiles e Riopele.

MIGUEL FLOR
PRESIDENTE DO JÚRI
Miguel Flor é diretor criativo e editor-in-chief da revista Prinçipal ModaPortugal. Designer de moda de formação, desenvolve projetos de direção criativa, consultoria, curadoria e desenho expositivo na área da moda, assim como na área do design e das artes plásticas. Trabalha igualmente como fotógrafo, tendo um perfil interdisciplinar que deambula entre a fotografia de arte, a fotografia de moda e a fotografia industrial. Em 2020, Miguel Flor lançou, pela Stolen Books, o livro “Boys Appetite”, que compila as primeiras fotografias da série com o mesmo nome.

JOANA JORGE
Joana Jorge é gestora de projetos na ModaLisboa, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais. Joana tem tido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art, em Londres, integrou a equipa de design da marca Alberta Ferretti, em Itália. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e pela marca de acessórios Pelcor.

CONSTANÇA ENTRUDO
Constança Entrudo formou-se em design têxtil pela Central Saint Martins, em Londres, e, antes de fundar o seu estúdio de pesquisa e design, trabalhou para marcas como Balmain, Peter Pilotto e Marques’Almeida. Agora, é a partir do seu atelier em Lisboa que se dedica à experimentação têxtil através de técnicas manuais e ferramentas digitais. Mantendo-se fiel à sua arte, a Designer cria peças únicas, reinventando clássicos e detalhes inesperados. Produz tecidos sustentáveis que desafiam os processos usuais de confeção têxtil, criando com absoluta liberdade a partir de estruturas de design pré-existentes, usando métodos de tentativa e erro para chegar aos materiais exclusivos da marca.

RUNE PARK
Rune Park é coproprietário da SHEET-1, a nova loja multimarcas de luxo de Lisboa. Com mais de 20 anos de experiência em retail online e offline, é sócio da agência de consultoria de Moda, ANTOINE & PARK.
Na última década, trabalhou com uma ampla rede internacional de retailers e marcas de Moda e o seu foco principal é “O Novo Luxo”.

ANA TAVARES
Formada em Engenharia Química, Ana Tavares liderou, durante cinco anos, o departamento de sustentabilidade da Tintex Textiles, focado na inovação de produtos e serviços, garantindo a certificação e rastreabilidade de processos. Até março de 2021, foi responsável pela Comunicação e Parcerias da Smartex, uma startup que desenvolve tecnologia com base em inteligência artificial para a deteção de defeitos na produção de malhas circulares, de onde saiu para coordenar a Agenda Estratégica para a Sustentabilidade e Economia Circular no CITEVE - Centro tecnológico para as indústrias têxtil e do vestuário em Portugal. Atualmente, é CEO da RDD, empresa do Grupo Valerius que desenvolve e amplia tecnologias para a indústria têxtil.

DANILO VENTURI
Danilo Venturi é Diretor do IED Milano, antigo Diretor do IED Firenze e autor de Brand Persona: O Método dos Quatro Passos. Com formação em ciências políticas, iniciou a sua carreira na indústria musical. Esteve entre os pioneiros do comércio eletrónico e das concept stores e trabalhou para a marca de lingerie La Perla. Concluiu com êxito um Master Course em Gestão de Luxo. O seu modelo educativo - descrito pela Forbes como "The Reign of Error" - envolveu grupos, marcas e instituições como a LVMH, Richemont, Gucci, WGSN, CFDA e Pitti Immagine, bem como personalidades como Marina Abramovic, Alber Elbaz, Renzo Rosso, Waris Ahluwalia, Rick Owens e Suzy Menkes. Enquanto Diretor do IED Firenze, Danilo Venturi promoveu a fusão das linguagens da Moda, da arte e do design.
Prémio ModaLisboa x IED Istituto Europeo di Design
- Master's Degree em Fashion Brand Management no IED Firenze (9 meses, com início em novembro de 2025), no valor de 24.000 euros;
- Bolsa de 4.000 euros.
Prémio ModaLisboa x RDD Textiles
- Estágio de 3 meses na RDD Textiles (alojamento incluído), para desenvolvimento de coleção com materiais/processos inovadores da RDD, alternativos aos convencionalmente produzidos;
- Bolsa de 1.750 euros.
Prémio ModaLisboa x Showpress
- Assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress.