CULTURAL CAPITAL

An industry under the influence

 

A relação orgânica entre as esferas de Moda e Cultura — e de Moda enquanto Cultura — acelerou e adensou-se no sistema contemporâneo de transformação digital. Mas traçar um retrato desta conexão também se tornou mais complexo: qual é, afinal, o capital cultural da Moda? Até onde se estende a sua influência? Que importância tem as suas diferentes manifestações artísticas para a nova geração de profissionais? E de consumidores? Três oradores que continuam a construir as suas carreiras sob as linhas cada vez mais ténues entre Moda e Cultura refletem sobre onde estamos. E para onde vamos.

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HOST: RUI MARIA PÊGO

35 anos. 16 deles passados entre a Rádio, o Teatro e a Televisão. Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa, e Mestre em Fine Arts in Professional Acting pela Bristol Old Vic Theatre School (UK), é autor de "Filho da Mãe", série satírica que estreou, no Canal Q, em 2015. Já apresentou programas nos três canais generalistas de televisão e inventou outros tantos em várias estações de rádio (Radar, Sudoeste, Mega Hits), estando hoje na Rádio Comercial, onde conduz o programa/podcast de entrevistas "Debaixo da Língua", e "TNT- Todos no Top".
Fechou 2023 numa produção para a BBC Radio Three sobre o poeta Fernando Pessoa, "All I Was When I Wasn't Anyone", depois de ser um dos quatro artistas portugueses na "École des Maîtres" do encenador franco-argentino Marcial di Fonzo Bo, e um dos atores escolhidos para a edição número 8 de "Passaporte Lisboa", uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema.
Apaixonado por Moda, foi considerado Personalidade do Ano para a ILGA Portugal em 2017 e, em 2018, capa da revista GQ Portugal.
Depois de "Water Party", um espetáculo de teatro distópico criado por Mimi Collins em Londres, seguem-se as estreias da série da RTP "Erro 404", do filme "Prisma" de Sónia Balacó e Zé Bernardino, e também da quarta temporada de "Im-pertinente", o podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde Rui Maria Pêgo faz par com a neurocientista Luísa Lopes para desvendar os mistérios do cérebro.
A primeira vez que entrou na ModaLisboa tinha quinze anos, e desde aí nunca parou de voltar.

antonio lettieri

ANTONIO LETTIERI | CABANAMAD

Antonio Lettieri (1978) vive e trabalha entre Lisboa e Milão. Inicia o seu percurso na Academia de Belas Artes de Brera onde estudou Cenografia. Depois de uma experiência entre Dublin e Londres, trabalhando para marcas de Moda como Moschino, Issey Miyake, entre outros, volta para Itália e começa a colaborar com a Agência Studio Magister em eventos e relações públicas, ficando responsável pelo segmento de Moda e Arte. Foi responsável pelo Convivio, evento de beneficiência em Milão, com a colaboração da Vogue Itália, onde as maiores marcas de Moda do país, como Versace, Valentino, Armani, Ferré foram fundadoras. Muda-se para Lisboa em 2017, onde inicia o seu projecto independente — CABANAmad — uma galeria onde explora a sua relação com arte e design.

mira wanderlust

MIRA WANDERLUST | 33 MAGAZINE

Mira Postolache (Wanderlust) é mentora e docente no Moodart Verona, onde leciona Identidade Visual e Cultural, Styling de Moda e Direção Criativa. É também diretora de investigação e prospeção da Galeria MOODART e da Loja COIN.
A sua alcunha, "Wanderlust", deriva do desejo de viajar e explorar infinitas formas de criar arte, bem como de falar e escrever sobre aqueles que a estão a criar. Com o foco em contar histórias sobre a futura geração de criativos, é a fundadora da 33 Magazine, um espaço digital onde estudantes de várias escolas de Moda de todo o mundo podem publicar as suas teses, projetos e editoriais. Ao mesmo tempo, é colaboradora da RED EYE World (a primeira revista baseada no Metaverso), da COEVAL Magazine, da Vanity Teen e de muitas outras publicações.

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UMBERTO SANNINO | IED MILANO

Umberto Sannino, o novo Diretor de Moda do IED Milano, tem uma carreira que abrange o ensino e a consultoria freelance, abraçando contextos internacionais e com uma abordagem interdisciplinar marcada pela atenção à sustentabilidade e à consciência, ao valor da inclusão e à comparação de culturas. A sua experiência estende-se à gestão e coordenação de coleções personalizadas, com competências específicas na previsão de tendências e styling. Em termos de ensino, coordena, desde 2023, o Master of Arts no IED Firenze em Design Têxtil e também o curso de Material Consciousness & Circularity. A sua carreira inclui parcerias com marcas como Bottega Veneta, Ermenegildo Zegna, Plan C, Costume National, Hugo Boss, Redemption, Taschen, Ballantyne e Moda Operandi.