A 64ª Lisboa Fashion Week realiza-se, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, de 6 a 9 de março de 2025.

MODALISBOA CAPITAL é uma edição que questiona, provoca e desafia por saber o seu valor. O seu capital. Mas que capital? O geográfico — o capital da capital, centro nevrálgico, decisor e decisivo. O criativo — óbvio, pelos seus ativos e códigos conceptuais capazes de pensar a sociedade. O cultural — claro, pela sua contribuição histórica para uma área cada vez mais ativa e consciente. O social e relacional — sim, pelas sinergias, pontes e conexões intersetoriais. O económico — inevitavelmente, por ser a concretização do simbólico e o sustento de um negócio em crescimento. E o humano — sempre, e acima de tudo.

É o CAPITAL que constrói e, por isso, fomos desconstruí-lo. A campanha de comunicação, assinada pelo estúdio Graficalismo, começa aqui, agora, com uma primeira imagem que funciona como um prefácio para seis representações simbólicas e materiais da ideia de capital. Reveladas ao longo do próximo mês nas redes sociais da Lisboa Fashion Week, estas personagens, ou alter-egos, são pensamentos transformados em esculturas vivas a partir de roupa e têxteis reaproveitados. Uma aglutinação da Moda demasiado rápida, do desperdício demasiado cultivado e de uma sustentabilidade demasiado urgente para falar de inquietações numa linguagem visual vanguardista pós-internet. Pensar o CAPITAL, a partir da capital, é o ponto de partida para desenhar a programação desta ModaLisboa, um evento tão capital que se escreve com duas letras capitais.

E começamos pelo CAPITAL criativo: as Apresentações de Moda regressam ao Pátio da Galé, de 7 a 9 de março, com a segunda fase e última fase do concurso Sangue Novo supported by Seaside, e as novas coleções da plataforma Workstation e Designers consagrados. Serão três dias de desfiles que posicionam a Moda de Autor enquanto solução contra a hegemonia de um sistema colossal e incerto, e o calendário, que será divulgado em breve, traz novidades.

É com o património criativo que desembocamos no inevitável CAPITAL cultural de uma Semana de Moda: no dia 7 de março, a MODALISBOA CAPITAL estreia-se no CAM com uma série de novas atividades desenhadas em colaboração com o Centro de Arte Moderna Gulbenkian para explorar, a partir dos seus autores, a relação histórica entre Moda e Arte. A incursão da Lisboa Fashion Week nos mais relevantes equipamentos culturais da cidade leva-a de regresso ao MUDE – Museu do Design, com uma programação de workshops, Fast Talks e Apresentações de Moda em diferentes espaços do edifício, numa conversa contínua entre Design, Heritage e Comunidade.

A essa conversa acrescentamos mais assuntos de importância capital: a responsabilidade, a tecnologia, a transformação digital — ou seja, a sustentabilidade do setor em que operamos. Faz também parte do CAPITAL social de uma Semana de Moda ser um evento agregador, que fortifica a ligação dos criadores e dos seus públicos à inovação de uma indústria, aqui representada pela APICCAPS e CENIT/ANIVEC, que voltam a integrar a programação da Lisboa Fashion Week para falar do futuro.

De 6 a 9 de março, CAPITAL é, portanto, um meio poderoso de construção e representação de identidade, mas torna-se especialmente atrativo pela sua abrangência: dentro dele, cabemos todos, tal como todos cabem dentro da Lisboa Fashion Week e da sua cidade, perdão, da sua capital. Falar de CAPITAL é falar de valor, de relevância, de pertinência; ter CAPITAL é ter poder de subversão, e ser CAPITAL é ser o centro de convergência: principal, essencial. Que CAPITAL?

MODALISBOA. É CAPITAL.