Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
A Câmara Municipal de Lisboa orgulha-se de ser parceira de mais uma edição da ModaLisboa. Este é um momento especial, num ano de recuperação da pandemia, em que o “físico” volta a ocupar um lugar central nas nossas vidas, e o “meta” as transforma diariamente.
O Hub Criativo do Beato é o lugar certo para acolher esta emblemática iniciativa. É um espaço de futuro, que representa uma nova visão de Lisboa: uma cidade que encontra nas suas raízes a energia da disrupção, lançando uma nova geração de criadores e fazedores num espaço que alberga a liberdade de criar, de inovar, de ser.
Oscar Wilde dizia que “nada há tão perigoso como ser excessivamente moderno”. É essa a ousadia a que a ModaLisboa se dedica, ano após ano, sem medo do risco, sem limites, nem fronteiras. Uma coragem que inspira a cidade e nos desafia a acreditar no talento nacional e na capacidade de transformar a moda num exemplo de sustentabilidade e de responsabilidade.
Que essa energia contagie a cidade e projete o nosso valor, de Lisboa para o Mundo.
Presidente da Associação ModaLisboa
Sejam bem-vindas e bem-vindos à MODALISBOA METAPHYSICAL. Em co-organização com a Câmara Municipal de Lisboa, assumimos um compromisso de continuidade, evolução e abertura à cidade. Estamos de volta, em linha com o posicionamento de Lisboa, focados na brilhante intersecção entre Moda, Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo, Arte e Cultura. Mudámo-nos, desta vez, para a Factory Lisbon, no Hub Criativo do Beato, a morada do Futuro por excelência.
Futuro. Esta é a palavra que hasteamos sempre no que dizemos, no que fazemos, na forma como vemos o mundo. Falamos constantemente em mudança, sustentabilidade, transparência, ética: na nossa comunicação, os olhos estão sempre no amanhã. Mas também é importante — é urgente — que nós, enquanto instituição de pensamento e ação, naveguemos no tempo presente sem alheamento da realidade. A Moda não é utópica: é sintomaticamente interpretativa da sociedade. E embora possa trazer-nos sonho e escapismo, também nos move em direção ao outro. Por isso, e por tudo o que vivemos agora, reforçamos no nosso vocabulário a Empatia, a Inclusão e o Respeito. Escrevo com a consciência de que todos os que constroem a ModaLisboa — a Câmara Municipal de Lisboa, os Designers, os jornalistas, os nossos parceiros industriais, as marcas que nos patrocinam, o nosso público, a minha equipa — o fazem e, por isso, agradeço-lhes profundamente. Criemos sempre universos livres, e deixemos que a Moda seja uma estrada sem muros. A criação, para além de tudo.