Exposições

 

PORTUGUESE SHOES

Instalação da APICCAPS, dedicada à criatividade e ao talento nacional na área do calçado. Nesta edição, a exposição irá apresentar-nos algumas das jovens marcas mais promissoras na área dos sapatos, aliando inovação e tradição, através do olhar irreverente de designers e de uma indústria modernizada e preparada para os grandes desafios da internacionalização.

Associar a qualidade da produção à criatividade e ao talento nacional tem sido um dos alicerces do crescimento do setor português de calçado, que exporta 95% da sua produção para 152 países nos cinco continentes.

Nos últimos cinco anos, as exportações portuguesas de calçado aumentaram mais de 50%, ascendendo a 80 milhões de pares no valor de 1900 milhões de euros no final de 2015.

Ao longo de 10 anos, o setor do calçado produziu 350 novas marcas, e muitas delas contam já com a presença da ModaLisboa.

Um espaço a não perder que irá surpreender.
 

MARCAS PRESENTES: 

AWAYTOMARS
BIANCA
BIBLICAL LUST
CATARINA OLIVEIRA
DANIELA CATRAIA
DKODE
EUREKA
FRIENDLY FIRE
FLY LONDON
GUAVA
JOSEFINAS
KOLOVRAT 
LUIS CARVALHO
MARTA MONTALVÃO
NO STUDIO
NUNO GAMA
PATRICK DE PADUA
RICARDO PRETO
SAYMYNAME
VALENTIM QUARESMA
WOLF&SON
 


 

FUTURE ARCHIVE
Fotografia de Miguel Domingos 

Natural de Portalegre, Miguel Domingos começou a sua carreira como fotógrafo em Londres há 10 anos, depois de ter concluído um BA em fotografia na London College of Fashion. Durante vários anos trabalhou nos bastidores da Paris Fashion Week, dividindo o tempo entre Londres e a Cidade Luz. Em 2012 muda-se para Nova Iorque, onde estagiou na agência Art Partner com a qual colaborou como produtor até voltar para Portugal.

Em 2015 regressa a Lisboa, onde, para além de trabalhos comerciais, tem desenvolvido um projeto pessoal, um livro intitulado Future Archive.

Future Archive é um livro de fotografia, na sua maioria trabalhos inéditos, que vai ser lançado ainda este ano e no qual reúne uma seleção de retratos e séries fotográficas realizados nos últimos dez anos entre Lisboa, Paris, Nova Iorque e Londres.

A exposição Future Archive é uma mostra de algumas das fotografias que farão parte do livro e que demonstram a mestria de Miguel Domingos.

As pessoas e as cidades foram a inspiração para este projeto pessoal no qual as formas, paisagens e rostos se tornam em padrões variados.

Acima de tudo as fotografias expostas demonstram a sensibilidade do fotógrafo com o mundo natural e com as pessoas que retrata. Uma ligação simbiótica que consegue atravessar para um campo emocional, retratado e sentido pelo autor e transmitido para o mundo em forma de momento apanhado. 

A experiência no campo da moda é demonstrada pela perícia do Miguel a manipular as imagens para salientar os detalhes que fazem da fotografia uma obra de arte. 
 


 

DESFAZER
Por Lara Torres

Vídeo (2016) 10’18’’

Providenciando novas formas de aprofundar e de expandir os espaços de intervenção e de ação disponíveis às praticas de moda, Lara Torres questiona o sistema da moda, interrogando a definição de Moda em si através da justaposição de imagens, texto e som num poético filme-ensaio. Apresenta a curta-metragem “Desfazer”, realizada no âmbito do seu doutoramento, que explora os limites da prática de moda hoje, propondo um “fluxo de consciência” em que Lara procura transcrever em filme o complexo processo de pensamento, exibindo a complexidade dos processos de associação de ideias existentes na tentativa de definir ‘Moda’ criticamente. Este ‘desfazer’ desconstrói preconceitos acerca da relação entre corpo, vestuário, produção e consumo para entender o que constitui ‘moda’ – como quem vai desfazendo as costuras de um casaco para saber como foi feito – o filme é aqui usado como uma prática de reflexão e resistência, que se refere a uma condição pós-produtivista do design de moda, expondo os limites da produção orientada pelo mercado global e pela superprodução no século XXI.

LARA TORRES nasceu em Lisboa em 1977. Desde 2005 que o seu trabalho questiona o papel do designer de moda e debate onde este se pode posicionar no espetro entre Moda e Arte. Criou a sua marca própria e, entre 2005 e 2009, apresentou coleções regularmente na ModaLisboa. Depois dessa data o seu trabalho tornou-se mais experimental, orientado para a reflexão artística e teórica sobre Moda. Em 2011, Lara Torres recebeu o prémio Unique Design Award nos prémios Fashioning the Future pelo Center for Sustainable Fashion, em Londres, pelo seu projeto “An impossible wardrobe for the invisible” (2011) que apresentou recentemente no contexto da exposição “The Future of Fashion is now” (2014-15) no Museu Holandês Boijmans Van Beuningen, em Roterdão. Em dezembro deste ano fará parte da exposição e conferência “The end of Fashion” na Nova Zelândia, e em 2017 integrará a exposiçãoTransfashional, experimental fashion in the context of contemporary art” em Viena, na Áustria. Atualmente está a terminar o último ano do seu Doutoramento no London College of Fashion, com uma bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Paralelamente, leciona no Mestrado em Design de Moda na University for the Creative Arts, em Rochester, no Reino Unido.

MODALISBOA TOGETHER
VERÃO 2017
6. 7. 8. 9 OUTUBRO 2016
PÁTIO DA GALÉ . PRAÇA DO MUNICÍPIO

Apresentação oficial das Coleções dos Criadores Portugueses.

Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Lisboa e da Associação ModaLisboa.


Pedido de Imagens

Subscrever Newsletter