Sangue Novo

A segunda e última fase do concurso de jovens Designers inaugurou a passerelle da MODALISBOA FOR GOOD.

Depois de sessões de mentoria com os jurados e com vários profissionais da Indústria de Moda (num novo programa de formação da ModaLisboa), e de desenvolverem novas coleções com o apoio das parcerias têxteis do SANGUE NOVO supported by Seaside, (Calvelex/Fabrics4Fashion, RDD Textiles e Riopele) os seis Designers voltaram ao Pátio da Galé, para a grande final do concurso.

Isza foi distinguida com o prémio ModaLisboa X IED – Istituto Europeo di Design: um Master em Fashion Brand Management no IED Florença, no valor de 24.000 euros, e uma bolsa de 4.000 euros. Bárbara Atanásio conquistou o prémio ModaLisboa X RDD Textiles: um estágio de três meses na RDD Textiles, onde terá a oportunidade de desenvolver uma coleção para a RDD com materiais da Valérius 360 (centro de reciclagem da Valérius) e uma coleção em nome próprio para apresentar na plataforma Workstation da Lisboa Fashion Week. Recebe também uma bolsa de 1.750 euros para o desenvolvimento desta nova coleção.

As duas vencedoras beneficiam ainda dos serviços de assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.

Isza

Isza

Prémio ModaLisboa X IED – Istituto Europeo di Design

ied award

Prémio ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design

- Master em Fashion Brand Management no IED Florença, no valor de 24.000 euros;
- Bolsa de 4.000 euros;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

rdd

Prémio ModaLisboa x RDD Textiles

- Estágio de 3 meses na RDD Textiles (alojamento incluído), para desenvolvimento de uma coleção para a empresa e uma coleção em nome próprio para apresentar na ModaLisboa;
- Bolsa de 1.750 euros;
- Apresentação de coleção cápsula desenvolvida durante o estágio na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

showpress pr

Prémio ModaLisboa x Showpress

- Assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress.

fabrics4fashion
riopele
rdd
miguel flor

MIGUEL FLOR

PRESIDENTE DO JÚRI

Miguel Flor é diretor criativo e editor-in-chief da revista Prinçipal ModaPortugal. Designer de moda de formação, desenvolve projetos de direção criativa, consultoria, curadoria e desenho expositivo na área da moda, assim como na área do design e das artes plásticas. Trabalha igualmente como fotógrafo, tendo um perfil interdisciplinar que deambula entre a fotografia de arte, a fotografia de moda e a fotografia industrial. Em 2020, Miguel Flor lançou, pela Stolen Books, o livro “Boys Appetite”, que compila as primeiras fotografias da série com o mesmo nome.

joana jorge

JOANA JORGE

Joana Jorge é gestora de projetos na ModaLisboa, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional, promovendo uma indústria mais humana e responsável. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais. Joana tem desenvolvido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda, conhecendo em proximidade realidades profissionais distintas, que tornam o olhar curioso. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art em Londres, partiu para Itália para integrar a equipa de design de Alberta Ferretti. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e na marca de acessórios Pelcor.

joao magalhaes

JOÃO MAGALHÃES

João Magalhães (1988) cresceu entre Londres e Lisboa. Sempre se interessou pelas artes — estudou arquitetura e especializou-se em moda, explorando a forma e a construção nas suas criações. Em 2014, criou a Morecco, que se iniciou como uma marca de acessórios e evoluiu, um ano mais tarde, para uma coleção completa de pronto-a-vestir. João Magalhães explora um universo estético marcado pela androginia, pela exigência com os materiais e o corte, por técnicas artesanais, desde as malhas aos bordados à mão. Em março de 2019, assinou a sua primeira coleção em nome próprio. As suas peças continuam a descolar-se de constrangimentos de género e idade, são livres de categorizações.

adriano batista

ADRIANO BATISTA

Adriano Batista é editor-in-chief da reconhecida revista de Moda e lifestyle masculina, Fucking Young!. Mudou-se para Barcelona aos 21 anos para fazer um mestrado em Fotografia. Lá conheceu Eduardo García Llamas, com quem criou a Fucking Young!. Adriano viaja por todo mundo, em busca de inspiração e de novas tendências da indústria. Através das suas experiências e background em fotografia traz uma nova perspetiva para a revista, apresentando designers emergentes e desafiando os limites da Moda masculina contemporânea. Com reportagens e editoriais que exploram a interseção entre Moda, Arte e Cultura, Adriano conquistou para a Fucking Young! seguidores leais, entre membros da indústria e apreciadores de Moda. Além de editor, trabalha também como consultor criativo para marcas e agências de comunicação.

ana tavares

ANA TAVARES

Formada em Engenharia Química, Ana Tavares iniciou a sua carreira profissional como investigadora na Universidade de Leibniz em Hannover, Alemanha. Liderou o departamento de Sustentabilidade da Tintex Textiles por cinco anos, com foco na inovação de produtos e serviços. Até março de 2021, foi responsável pela Comunicação e Parcerias da Smartex, start-up que desenvolve tecnologia baseada em inteligência artificial para deteção de defeitos na produção de malhas circulares, de onde saiu para coordenar a Agenda Estratégica para a Economia Sustentável, Bio e Circular no CITEVE. Atualmente, Ana é CEO da RDD, empresa do Grupo Valerius, que desenvolve e amplia tecnologias para a indústria têxtil.

olivia spinelli

OLIVIA SPINELLI

Formada em Design de Moda pela Universidade de Urbino, Olivia Spinelli começou a trabalhar para as linhas jovens criadas por grandes marcas de moda nos anos 1990: D&G para Dolce & Gabbana, VERSUS para Versace, G GIGLI e GF FERRE woman. Na área da moda infantil trabalhou para o grupo Zannier, desenhando a coleção LEVI'S kids/júnior, I Pinco Pallino e Dirk Bikkembergs. Desde 2008, trabalha como freelancer e é responsável pela coordenação da área de Design de Moda no IED Moda Milano, para os cursos de três anos, é professora do segundo ano de coleção feminina e infantil, tutora de workshops e projetos de tese. Em março 2020, assume o cargo de diretora artística da escola.