Sangue Novo

O concurso de jovens Designers da ModaLisboa está de volta para uma nova edição, com o objetivo de captar, capacitar e premiar o futuro da Moda nacional.

O lado mais visível do Sangue Novo é o seu desfile, com habituais honras de abertura da Lisboa Fashion Week. Profissionais da indústria reúnem-se na passerelle e esperam presenciar, no caso da primeira fase, em outubro, dez coleções de criatividade revolucionária, pensadas e criadas por uma geração capaz de traçar o caminho para o futuro da indústria. Mas o concurso de jovens Designers começa muito antes. Aliás, começa agora: as candidaturas estão oficialmente abertas, podem ser entregues até ao dia 19 de julho, e o regulamento completo consultado aqui.

Este início de mais uma edição segue o mesmo processo e estrutura que as anteriores: a escolha de até dez projetos que apresentarão em outubro de 2024, mentoria e reuniões com o painel de jurados, apuração da concretização dos critérios definidos — identidade conceptual, inovação, sustentabilidade. O Sangue Novo é um lugar seguro para a experimentação e para o erro. É também um facilitador de pontes entre autores e indústria, com as parcerias têxteis estabelecidas pela Associação ModaLisboa com a Calvelex/Fabrics4Fashion, RDD Textiles e Riopele.

Os finalistas do concurso, anunciados durante a Lisboa Fashion Week, participarão em sessões de mentoria programadas pela ModaLisboa com vários profissionais da indústria, cujo objetivo é adicionar ao projeto ferramentas para melhor trabalhar as nuances complexas do ecossistema contemporâneo de Moda. Estas sessões, além das reuniões com o júri, pretendem fortalecer modelos de negócio ambiental, social e financeiramente mais sustentáveis, explorando formas inovadoras de pensar, produzir, comunicar e vender. Em março de 2025, os jovens Designers voltam à passerelle com novas coleções, e serão anunciados os vencedores dos prémios desta edição do Sangue Novo.

 

miguel flor juri

MIGUEL FLOR

PRESIDENTE DO JÚRI

Miguel Flor é diretor criativo e editor-in-chief da revista Prinçipal ModaPortugal. Designer de moda de formação, desenvolve projetos de direção criativa, consultoria, curadoria e desenho expositivo na área da moda, assim como na área do design e das artes plásticas. Trabalha igualmente como fotógrafo, tendo um perfil interdisciplinar que deambula entre a fotografia de arte, a fotografia de moda e a fotografia industrial. Em 2020, Miguel Flor lançou, pela Stolen Books, o livro “Boys Appetite”, que compila as primeiras fotografias da série com o mesmo nome.

joana jorge juri

JOANA JORGE

Joana Jorge é gestora de projetos na ModaLisboa, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais. Joana tem tido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art, em Londres, integrou a equipa de design da marca Alberta Ferretti, em Itália. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e pela marca de acessórios Pelcor.

constanca entrudo 1

CONSTANÇA ENTRUDO

Constança Entrudo formou-se em design têxtil pela Central Saint Martins, em Londres, e, antes de fundar o seu estúdio de pesquisa e design, trabalhou para marcas como Balmain, Peter Pilotto e Marques’Almeida. Agora, é a partir do seu atelier em Lisboa que se dedica à experimentação têxtil através de técnicas manuais e ferramentas digitais. Mantendo-se fiel à sua arte, a Designer cria peças únicas, reinventando clássicos e detalhes inesperados. Produz tecidos sustentáveis ​​que desafiam os processos usuais de confeção têxtil, criando com absoluta liberdade a partir de estruturas de design pré-existentes, usando métodos de tentativa e erro para chegar aos materiais exclusivos da marca.

rune park

RUNE PARK

Rune Park é coproprietário da SHEET-1, a nova loja multimarcas de luxo de Lisboa. Com mais de 20 anos de experiência em retail online e offline, é sócio da agência de consultoria de Moda, ANTOINE & PARK.
Na última década, trabalhou com uma ampla rede internacional de retailers e marcas de Moda e o seu foco principal é “O Novo Luxo”.

ana tavares juri

ANA TAVARES

Formada em Engenharia Química, Ana Tavares liderou, durante cinco anos, o departamento de sustentabilidade da Tintex Textiles, focado na inovação de produtos e serviços, garantindo a certificação e rastreabilidade de processos. Até março de 2021, foi responsável pela Comunicação e Parcerias da Smartex, uma startup que desenvolve tecnologia com base em inteligência artificial para a deteção de defeitos na produção de malhas circulares, de onde saiu para coordenar a Agenda Estratégica para a Sustentabilidade e Economia Circular no CITEVE - Centro tecnológico para as indústrias têxtil e do vestuário em Portugal. Atualmente, é CEO da RDD, empresa do Grupo Valerius que desenvolve e amplia tecnologias para a indústria têxtil.

olivia spinelli

OLIVIA SPINELLI

Formada em Design de Moda pela Universidade de Urbino, Olivia Spinelli começou a trabalhar para as linhas jovens criadas por grandes marcas de moda nos anos 1990: D&G para Dolce & Gabbana, VERSUS para Versace, G GIGLI e GF FERRE woman. Na área da moda infantil trabalhou para o grupo Zannier, desenhando a coleção LEVI'S kids/júnior, I Pinco Pallino e Dirk Bikkembergs. Desde 2008, trabalha como freelancer e é responsável pela coordenação da área de Design de Moda no IED Moda Milano, para os cursos de três anos, é professora do segundo ano de coleção feminina e infantil, tutora de workshops e projetos de tese. Em março 2020, assume o cargo de diretora artística da escola.

ied award

Prémio ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design

- Master em Fashion Brand Management no IED Firenze (9 meses, com início em novembro de 2025), no valor de 24.000 euros;
- Bolsa de 4.000 euros.

rdd award

Prémio ModaLisboa x RDD Textiles

- Estágio de 3 meses na RDD Textiles (alojamento incluído), para desenvolvimento de coleção com materiais/processos inovadores da RDD, alternativos aos convencionalmente produzidos;
- Bolsa de 1.750 euros.

showpress award

Prémio ModaLisboa x Showpress

- Assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress.

fabrics4fashion
riopele