SANGUE NOVO

SUPPORTED BY  seaside sanguenovo

Cinco finalistas, três prémios, um desfile. O SANGUE NOVO chega à sua segunda e última fase, com o apoio da SEASIDE, marca internacional de origem portuguesa, hoje com mais de 100 lojas em Portugal e presença em Angola, França, Luxemburgo e Moçambique e mais de 30 anos de história.

As coleções dos 5 finalistas, confecionadas com materiais cedidos pelos parceiros têxteis da Associação ModaLisboa — Calvelex/Fabrics4Fashion, a Riopele e a Tintex Textiles —, revelam um amadurecimento do pensamento conceptual e consequente exploração da identidade de cada jovem Designer, consolidando as suas tomadas de posição artísticas e materiais enquanto impulsionadoras de novas visões do Sistema de Moda.

Depois da avaliação atenta das coleções dos 5 finalistas, o júri do concurso distinguiu Inês Barreto com o prémio ModaLisboa x IED – Instituto Europeo di Design. A designer terá assim a oportunidade de frequentar o Master em Fashion Design no IED Milão, e apresentará a coleção desenvolvida durante o mestrado na plataforma Workstation da ModaLisboa, na edição subsequente à conclusão do curso. Inês recebe também uma bolsa de 4000 euros.

Niuka Oliveira conquistou o prémio ModaLisboa X Tintex Textiles: uma residência artística de três semanas, para desenvolver uma coleção-cápsula com materiais Tintex, realizar protótipos, e ficar a conhecer toda a dinâmica da criação das malhas, fiação, confeção, tingimento e acabamento. Recebe também uma bolsa de 1.500 euros para o desenvolvimento da nova coleção, que apresentará na plataforma Workstation da ModaLisboa, em outubro 2023.

As duas vencedoras beneficiam ainda dos serviços de assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress, durante uma estação.

 

miguel flor

MIGUEL FLOR

PRESIDENTE DO JÚRI

Miguel Flor é diretor criativo e editor in chief da revista Prinçipal ModaPortugal. Designer de moda de formação, desenvolve projetos de direção criativa, consultoria, curadoria e desenho expositivo na área da moda, assim como na área do design e das artes plásticas. Trabalha igualmente como fotógrafo, tendo um perfil interdisciplinar que deambula entre a fotografia de arte, a fotografia de moda e a fotografia industrial. Em 2020, Miguel Flor lançou, pela Stolen Books, o livro “Boys Appetite”, que compila as primeiras fotografias da série com o mesmo nome.

elisa nalin

ELISA NALIN

Elisa Nalin formou-se em Design de Moda, no Istituto Europeo di Design (IED), em Milão. Iniciou a sua carreira na Costume National e passados dois anos assumiu a direção criativa da linha de acessórios da marca Samsonite. A mudança para a carreira de stylist foi natural. Com uma abordagem muito pessoal ao estilo e à imagem, Elisa Nalin distinguiu-se rapidamente na área de Moda, não só parisiense como internacional. Elisa Nalin mora em Paris e em Lisboa e trabalha principalmente com designers, artistas e celebridades europeus. Trabalha também como consultora para diferentes marcas de Moda e já criou várias coleções cápsula.

joana duarte

JOANA DUARTE

Joana Duarte é fundadora e designer da marca BÉHEN. Licenciada em Design de Moda pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (2016), obteve o grau de mestre na mesma área, dois anos depois, pela Kingston University London. A BÉHEN apresenta pela primeira vez ao público em março 2020 na ModaLisboa, com a ambição de mudar a perceção das artes tradicionais em Portugal e de valorizar o potencial das mesmas nas várias indústrias. Desde então, percorre Portugal à procura de têxteis antigos. Para o projeto, há dois valores basilares: o impacto ambiental através do Up-cycling, pelo qual a marca se tornou reconhecida, mas também o impacto social, através da procura por quem ainda detém os antigos saberes.

joana jorge

JOANA JORGE

Joana Jorge é gestora de projetos na ModaLisboa, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional, promovendo uma indústria mais humana e responsável. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais. Joana tem desenvolvido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda, conhecendo em proximidade realidades profissionais distintas, que tornam o olhar curioso. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art em Londres, partiu para Itália para integrar a equipa de design de Alberta Ferretti. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e na marca de acessórios Pelcor.

olivia spinelli

OLIVIA SPINELLI

Formada em Design de Moda pela Universidade de Urbino, Olivia Spinelli começou a trabalhar para as linhas jovens criadas por grandes marcas de moda nos anos 1990: D&G para Dolce & Gabbana, VERSUS para Versace, G GIGLI e GF FERRE woman. Na área da moda infantil trabalhou para o grupo Zannier, desenhando a coleção LEVI'S kids/júnior, I Pinco Pallino e Dirk Bikkembergs. Desde 2008, trabalha como freelancer e é responsável pela coordenação da área de Design de Moda no IED Moda Milano, para os cursos de três anos, é professora do segundo ano de coleção feminina e infantil, tutora de workshops e projetos de tese. Em março 2020, assume o cargo de diretora artística da escola.

pedro silva

PEDRO SILVA

Formado em Engenharia Química, Pedro Silva é Administrador e Responsável pela Industrialização da Tintex Textiles, tendo-se juntado à equipa em 2019. Antes de abraçar o desafio do mundo têxtil, integrou projetos de desenvolvimento e otimização de processos em áreas distintas da atual, como são os casos das Indústrias Corticeira e Gás & Energia.

sara maino

SARA SOZZANI MAINO

Sara Sozzani Maino começou a sua carreira em 1991, na 10 Corso Como, em Milão. Em 1994, tornou-se estagiária na “Vogue Italia. Hoje, é Head of Special Projects na Vogue Itália, depois de ter fundado a Vogue Talents com Franca Sozzani, em 2009. Vogue Talents é um projeto editorial e online; uma network mundial que descobre e apoia os melhores talentos criativos emergentes. Desde setembro de 2018, é International Brand Ambassador na Camera Nazionale della Moda Italiana, enquanto continua a apoiar diversas iniciativas dedicadas a talentos, sob o umbrella da Vogue Italia. Desde setembro de 2022, assume uma nova função na Vogue Italia como Educational & Scouting Advisor. Sara Sozzani Maino continua a trabalhar com muitas instituições de ensino e integra vários projetos de consciencialização para um planeta mais sustentável.

ied

Prémio ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design Milano

- Master em Fashion Design no IED Milão, no valor de 20.100 euros;
- Bolsa de 4.000 euros;
- Apresentação da coleção desenvolvida durante o Master na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

Prémio ModaLisboa x Tintex Textiles

- Residência artística de 3 semanas na Tintex e desenvolvimento de coleção cápsula;
- Bolsa de 1.500 euros;
- Apresentação da coleção cápsula na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.

showpress pr

Prémio ModaLisboa x Showpress

- Assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress.

fabrics4fashion
riopele