A estratégia de promoção MODAPORTUGAL, conduzida pelo Centro de Inteligência Têxtil (CENIT), em estreita parceria com a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção (ANIVEC), integra a programação oficial da MODALISBOA CORE com mais um evento que pretende assinalar a excelência dos setores têxtil e de vestuário nacionais.

MODAPORTUGAL LIFE CYCLES é o conceito por detrás desta mostra de excelência da indústria têxtil e da confeção de vestuário portuguesas junto do público nacional, depois de iniciativas semelhantes em Paris, Porto e Dublin.

Tendo presente os conceitos de transparência e circularidade como modelos de produção industrial e os respetivos ciclos de vida de materiais, contextos e processos, MODAPORTUGAL apresenta uma instalação imersiva holográfica de uma fábrica, onde se performam alguns dos métodos de fabricação que vão desde o modelo mais craft - com referência à recuperação de peças de vestuário -, passando pela regeneração de resíduos, até ao lado mais tecnológico da indústria, com recurso ao 3D e ao virtual.

Sobre esta peça central da instalação, é projetada uma constelação de imagens imersivas do ambiente industrial, assim como imagens que traduzem a relação deste com a natureza e com o ser humano.

De acordo com o Presidente do CENIT, Luís Hall Figueiredo, “Com mais uma presença na Lisboa Fashion Week, e depois de Paris, Porto e Dublin, o CENIT pretende, com esta ação, sublinhar as novas dinâmicas de digitalização dos processos industriais e a capacidade do setor para regenerar o sistema da moda, tornando-o mais circular.

De salientar que Portugal possui uma rede de mais de 6.000 empresas, emprega mais de 128.000 trabalhadores na indústria têxtil e do vestuário e moda, e oferece o menor lead time produtivo do mercado, além de garantir as melhores condições de produção no plano social e ambiental. Estes factos, associados à reconhecida qualidade, seriedade e fiabilidade no serviço prestado, complementados com a mais avançada tecnologia, posicionam a indústria da moda portuguesa como uma referência no mundo e no desenvolvimento social para o século XXI.”

A ação MODAPORTUGAL LIFE CYCLES é promovida pelo CENIT – Centro de Inteligência Têxtil em parceria com a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário, Confeção e Moda, no âmbito do projeto Lusitano, projeto/investimento apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU.

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Promotor: CENIT - Centro de Inteligência Têxtil
Parceiro: ANIVEC - Associação Nacional das Indústrias de Vestuário, Confeção e Moda
Curador: Miguel Flor
Arquitetura: Sérgio Rebelo e Nuno Paiva
Display Holográfico: Grandpa’s Lab
Design Gráfico: João Cruz - Mountain Superstudio™
Vídeo: Estúdio Emigrante
Tipografia 3D: Serafim Mendes
3D: Frejen, Wise Solutions
Manufacturing Performance: Modatex
Agradecimentos: Calvelex, Paulo de Oliveira, Polopiqué, Riopele, Alves/Gonçalves, Filipe Augusto e Tajiservi.