Moda
Com o objetivo de projetar o trabalho das empresas portuguesas da Indústria Têxtil e de Vestuário no mercado nacional e internacional, o CENIT – Centro de Inteligência Têxtil, com o apoio da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção entregaram, na noite de 5 de dezembro, no Palácio da Bolsa, no Porto, os Prémios de Excelência Empresarial 2024 às empresas que mais se destacaram em diferentes áreas de competitividade.
Ramiro & Carvalho, na Indústria 4.0, Confetil, na área da sustentabilidade, Portuguese Flannel, nas marcas, e Anglotex, com a maior subida das exportações, foram as quatro empresas distinguidas pelas suas boas práticas.
«Desde 2017, e incluindo os premiados deste ano, já distinguimos 38 empresas», afirma Luís Hall Figueiredo, presidente do CENIT. «Estas empresas são destacadas como exemplo, pelas suas boas práticas em diferentes áreas, e podem ser uma referência para outras, para que se crie um ciclo virtuoso que impulsione, ainda mais, a competitividade da indústria portuguesa de vestuário», acrescenta.
Os Prémios de Excelência foram atribuídos no evento MODAPORTUGAL LINKS, que incluiu também um Concurso Europeu de Jovens Designers de Moda, que representou o culminar de uma ação de promoção da Indústria Nacional de vestuário entre Designers e jornalistas europeus especializados.
Depois de um programa de dois dias de visitas às empresas Calvelex, Polopiqué, Riopele e Valérius Recycling Centre para conhecerem a indústria têxtil e de vestuário portuguesa, 18 jovens emergentes de seis escolas de Moda europeias — Aalto University (Finlândia), Institut Français de la Mode (França), Polimoda (Itália), Modatex Porto (Portugal), London College of Fashion (Reino Unido), e Head Genève (Suíça) — apresentaram os seus projetos perante um júri internacional presidido por Eduarda Abbondanza e composto por Miguel Flor de Portugal, Jenny Hytönen da Finlândia, Serge Carreira de França, Mira Wanderlust de Itália, Johnson Gold do Reino Unido. Depois das apresentações, as coleções dos Designers desfilaram no Salão Árabe do Palácio da Bolsa.
O projeto vencedor foi o de Maxence Guenin, da Head Genève, que venceu também pela Suíça. O painel de jurados elegeu ainda um vencedor de cada país participante: Neža Simčič da Aalto University (Finlândia), Carla Mignano do Institut Français de la Mode (França), Ian Morris McDonald da Polimoda (Itália), Concei.to_Normal (Maria Nunes) do Modatex Porto (Portugal), e Eden Sherry do London College of Fashion (Reino Unido).
O MODAPORTUGAL LINKS integra o Projeto Lusitano, apoiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.