O SANGUE NOVO supported by Seaside regressa pelo imperativo de criar espaço para a geração que chega. Um espaço onde a experimentação é assumida como prática central. O concurso de Jovens Designers da ModaLisboa está de volta.
Este imperativo é automaticamente clarificado numa primeira análise dos temas que atravessam os projetos apresentados: a libertação do corpo masculino da neutralidade estética; a adaptação social a cenários de conflito; a inversão de estereótipos de género; a procura de um lugar de pertença; o estado onírico da inocência; a desinformação que inflama a opinião pública; o questionamento de uma perspetiva eurocêntrica da Moda; a crueza industrial; a beleza da identidade; e o confronto com a dureza de condições de trabalho injustas. Estes são sinais de um pensamento que não se contenta em reproduzir formas, mas que procura intervir nos sistemas que as sustentam.
Cada edição do SANGUE NOVO supported by Seaside propõe um percurso em que os criadores têm condições para amadurecer ideias, testar hipóteses, confrontar erros e encontrar autonomia. A plataforma afirma-se como um território de aprendizagem crítica, mas também de exercício de liberdade, em que o design se desloca do imediato e se aproxima de uma visão mais ampla da Moda enquanto linguagem cultural e social, capaz de criar projetos com verdadeiro impacto e longevidade.
No dia 3 de outubro, às 18H, no Pátio da Galé, é conhecido o trabalho dos Designers selecionados, e escolhidos os finalistas desta edição do SANGUE NOVO supported by Seaside.

MIGUEL FLOR
PRESIDENTE DO JÚRI
Miguel Flor é diretor criativo e editor-in-chief da revista Prinçipal ModaPortugal. Designer de Moda de formação, desenvolve projetos de direção criativa, consultoria, curadoria e desenho expositivo na área da Moda, assim como na área do design e das artes plásticas. Trabalha igualmente como fotógrafo, tendo um perfil interdisciplinar que deambula entre a fotografia de arte, a fotografia de Moda e a fotografia industrial. Em 2020, lançou, pela Stolen Books, o livro “Boys Appetite”, que compila as primeiras fotografias da série com o mesmo nome.

JOANA JORGE
Joana Jorge é gestora de projetos na ModaLisboa, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais. Joana tem tido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art, em Londres, integrou a equipa de design da marca Alberta Ferretti, em Itália. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e pela marca de acessórios Pelcor.

ANASTASIA BILOUS
Anastasia Bilous trabalha em Moda há nove anos. Aos 20 anos, integrou a equipa da revista ELLE Ukraine, como assistente editorial. Posteriormente, assumiu o cargo de coordenadora de Moda e, mais tarde, o de editora de Moda. Paralelamente, trabalhou como stylist de celebridades ucranianas, criando looks para concertos, videoclipes, anúncios publicitários, entre outros. Também foi responsável pelo styling de sessões fotográficas para marcas de Moda, estando o seu trabalho sempre ligado a designers ucranianos. Em 2022, mudou-se para Lisboa e desenvolveu a ideia de trazer a Moda ucraniana para o mercado português. Em março de 2024, apresentou três designers ucranianos num desfile coletivo na ModaLisboa. Mais tarde, em outubro de 2024, juntamente com o seu parceiro, abriu o showroom de marcas ucranianas AJ13, em Lisboa.

FEDERICO CINA
Experiências em Nova Iorque e Osaka levaram Federico Cina a fundar a sua marca em 2019. A sua linguagem criativa cruza memória e lugar: a infância na Emília-Romanha, em Itália, o tempo passado em família e um laço profundo com os avós. Com precisão de alfaiataria e sensibilidade narrativa, Federico Cina cria coleções sem género, onde arte, cultura e identidade se fundem. Símbolo do seu percurso, a mala Tortellino celebra o saber-fazer artesanal e o poder evocativo da Moda como meio de expressão livre e consciente.

FEDERICO POLETTI
Federico Poletti é um profissional das áreas da arte e da Moda, com um percurso que abrange a academia, a curadoria e a direção criativa. Doutorado em Artes Visuais, possui também dois mestrados que combinam arte, Moda e comunicação. Trabalhou como Diretor Artístico e Consultor de Comunicação para marcas e instituições como Missoni, Sportmax, Pitti Immagine, White Milano, Museo del Tessuto e a Fundação Sozzani. É o fundador da NEXT GEN, uma plataforma dedicada a criativos emergentes, e é o Coordenador Científico do curso de Fashion Marketing & Communication no IED Moda Milano.

FILIPA HOMEM
Filipa Homem é Designer de Moda, consultora criativa e docente universitária. Atualmente é Diretora Criativa do Departamento de Moda da Burel Factory, onde lidera projetos que aliam inovação e herança têxtil portuguesa, e colabora também como Consultora Criativa da Zippy. Leciona Projeto na licenciatura em Design de Moda da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e encontra-se a realizar doutoramento sobre metodologias pedagógicas criativas no ensino superior em Design de Moda. Ao longo do seu percurso internacional, trabalhou como Designer em marcas como Oscar de la Renta, Knot, Boden, Papo d’Anjo e H&M, e colaborou com os estúdios de Alexander McQueen, Gaspard Yurkievich e Hemingway Design.
Prémio ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design
- Participação num Master's Program em Fashion Design no IED Roma (1 ano, com início em novembro de 2026), no valor de 19.400 euros, ou Fashion Marketing no IED Milano (1 ano, com início em novembro de 2026), no valor de 20.300 euros;
- Bolsa de 4.000 euros.
Prémio ModaLisboa x Burel Factory
- Residência criativa de 1 mês na Burel Factory. A pessoa premiada beneficiará de acompanhamento técnico e criativo da equipa de design da Burel, permitindo o desenvolvimento de peças em materiais da marca e a sua apresentação numa coleção em nome próprio na plataforma Workstation da ModaLisboa – Lisboa Fashion Week;
- Bolsa de 1.000 euros.
Prémio ModaLisboa x Showpress
- Assessoria de imprensa e showroom na agência de imprensa e relações públicas, Showpress, durante uma estação.