Comunicado
COMUNICADO
26 Setembro '25

A Associação ModaLisboa recebeu uma comunicação dando conta que um dos concorrentes do Concurso Sangue Novo teria agredido três mulheres, que afirmam ter sido vítimas de crimes de violência doméstica. Mais nos foi transmitido que existiam processos crime com origem nas alegadas agressões. Tivemos oportunidade de confirmar que tais processos existem, e que estão a correr os seus termos.

Consideramos o crime de violência doméstica como sendo de gravidade extrema, com impactos profundos na sociedade portuguesa e sobretudo na vida — às vezes na própria morte — de tantas vítimas. Entendemos também que não podemos ser uma entidade que apenas apregoa princípios, mas que não os materializa. Enquanto organização com visibilidade, temos uma responsabilidade social. Não virámos as costas a essa responsabilidade.

Foi por isso que reconhecemos neste caso uma exceção e que, na qualidade de entidade organizadora do Sangue Novo, pedimos ao júri do concurso que o analisasse, e decidisse a permanência do concorrente. Nunca o tínhamos feito. Esclarecemos que não temos a pretensão de o júri ter a capacidade e os meios para avaliar da inocência, ou da culpa, do concorrente. Nunca foi sobre isso. Tratou-se de identificar neste caso as condições para convocar uma reunião extraordinária do painel de jurados, e de lhe dar a possibilidade de fazer passar uma mensagem num tema tão importante como trágico. Era o que estava ao nosso alcance fazer, em repúdio pelo crime de violência doméstica e em solidariedade com quem se afirma vítima, e dando cumprimento ao regulamento do concurso.

Foi decisão do júri do Concurso Sangue Novo suspender a participação do concorrente Kaique Felix. Não se trata de uma exclusão, o que significa que a sua candidatura, numa edição futura, poderá vir a ser admitida, caso em que o concurso terá dez concorrentes mais um.

O Sangue Novo é, indiscutivelmente, um dos mais queridos projetos da Associação ModaLisboa. Continuaremos a trabalhar arduamente para manter a sua integridade, transparência e para manter esta comunidade.