Masterclass, Apiccaps, CTCP, ModaLisboa
A Associação ModaLisboa apresenta, a 20 de janeiro, às 17H no auditório do MUDE – Museu do Design, a masterclass A DOIS PASSOS DO FUTURO, uma ação formativa integrada na exposição homónima que mapeia o percurso de transformação sustentável da indústria portuguesa do calçado liderado pela APICCAPS – Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos.
Conduzida por Maria José Ferreira, Diretora de Investigação do CTCP – Centro Tecnológico do Calçado de Portugal, e por Joana Jorge, Gestora de Projeto da Associação ModaLisboa, a masterclass parte do programa Bioshoes4All, para articular investigação científica, inovação material e pensamento estratégico.
Dirigida a estudantes, profissionais e interessados nas interseções entre Moda, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação, esta ação formativa assume-se como um campo de aprendizagem estruturante. O contacto com o trabalho inovador do cluster do calçado, em particular no domínio dos biorrecursos e da valorização de matérias de base biológica e residual, abre possibilidades de transferência de conhecimento para outras práticas de Moda, desbloqueando soluções criativas e alargando horizontes de produção. Ao tornar claros os processos de ecodesign, os critérios de decisão material e as lógicas de integração industrial, a masterclass contribui para desambiguar conceitos frequentemente tratados de forma abstrata, transformando literacia técnica em capacidade crítica e operativa.
A entrada é livre, mediante registo, aqui.
A exposição A DOIS PASSOS DO FUTURO é também aberta ao público, e continua patente no MUDE, até 25 de janeiro.
ORADORAS
MARIA JOSÉ FERREIRA
Maria José Pinto Ferreira lidera as áreas de Controlo de Qualidade, Investigação e Sustentabilidade no CTCP. Doutorada em Engenharia Ambiental, a sua atuação destaca-se pela ponte entre o sistema científico-tecnológico e a indústria europeia. A sua especialização abrange a caracterização técnica de materiais complexos e a implementação de processos industriais ecoeficientes. Com um portefólio que ultrapassa os 60 projetos de I&D coordenados, é uma figura central na transição verde do setor do calçado, focando a sua investigação em novos materiais e produtos de calçado biobaseados, valorização de subprodutos e resíduos e gestão de fim-de-vida. É a coordenadora técnica e científica do projeto BioShoes4All, uma iniciativa de referência para a sustentabilidade do setor. Integra ativamente redes de cooperação e normalização entre a indústria e a academia em toda a Europa, promovendo o desenvolvimento de produtos de elevado desempenho e baixo impacto ambiental.
JOANA JORGE
Joana Jorge é gestora de projeto na ModaLisboa, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais. Joana tem tido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art, em Londres, integrou a equipa de design da marca Alberta Ferretti, em Itália. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e pela marca de acessórios Pelcor.