ModaLisboa, ModaLisboa Pebbling
A 66ª edição da Lisboa Fashion Week lança a primeira fase da sua campanha, com direção criativa de Carincur e João Pedro Fonseca, da ZABRA – Posthuman Art Research Center: uma open call à comunidade para participar num processo coletivo de construção visual e simbólica.
Inspirada no conceito de Pebbling, o ato de oferecer pequenos objetos ou gestos significativos para gerar afeto, observado tanto no comportamento animal como nos relacionamentos humanos, a campanha parte da ModaLisboa como um sistema vivo de relações entre corpos, ideias, tecnologia, cidade e tempo.
E começa com uma pergunta aberta à comunidade:
O que partilhas quando queres criar ligação?
As respostas, deixadas nos comentários da publicação da Lisboa Fashion Week no Instagram, tornam-se matéria do processo criativo. Cada palavra, frase, emoji ou interação é tratada como um pebble: um ato mínimo que entra no sistema e contribui para a transformação do objeto inicial da campanha, uma esfera comum, neutra, em estado de potencial.
Até ao início da edição, a campanha será revelada em sucessivas metamorfoses, moldadas a partir destes contributos. A imagem não é desenhada de forma autoral, mas construída pela relação entre todas as participações. Como a própria criação, é um processo colaborativo, evolutivo e em permanente transformação.
Criamos juntos?
RELACIONADAS
SAVE THE DATE: 66ª LISBOA FASHION WEEK
A Lisboa Fashion Week regressa à cidade de 12 a 15 de março de 2026.