European Fashion Alliance, ModaLisboa, Moda, Sustentabilidade
A European Fashion Alliance (EFA) realizou a sua primeira mesa redonda sobre política de Moda, em Bruxelas, para anunciar um inquérito à indústria a nível europeu que resultará num relatório sobre o estado da Moda europeia. O relatório e o posicionamento da Indústria de Moda europeia sobre a sustentabilidade e o quadro político serão apresentados durante a conferência da EFA em Bruxelas, no final de 2023.
No passado dia 7 de junho, a European Fashion Alliance realizou a sua primeira mesa redonda política em Bruxelas. A abertura do evento ficou a cargo de Thierry Breton, Comissário da União Europeia para o Mercado Interno, e pelo Dr. Christian Ehler, Deputado do Parlamento Europeu. “Estamos aqui para vos ajudar neste momento de viragem do vosso setor. Se há uma área que está fortemente envolvida nas cadeias de abastecimento, essa área é a da Moda. Esforçamo-nos para que todos os têxteis colocados no mercado europeu tenham uma vida longa, sejam recicláveis e respeitadores, e temos várias iniciativas da UE a caminho. Em primeiro lugar, o regulamento relativo à conceção ecológica para promover a sustentabilidade e a circularidade. Em segundo lugar, a etiqueta digital, com um passaporte digital do produto. Em terceiro lugar, a revisão da diretiva-quadro relativa aos resíduos, que reduzirá os resíduos têxteis. A ambição desta estratégia têxtil, juntamente com estas iniciativas, só dará frutos se conseguirmos traduzi-la, com todo o ecossistema, em compromissos e medidas acionáveis”, afirmou o Comissário da UE, Thierry Breton, sobre os próximos regulamentos da União Europeia. Foi sublinhada a importância da criatividade e da força inovadora, mas também a tradição artesanal da Indústria de Moda europeia. O tema central foi o posicionamento da European Fashion Alliance em relação à futura legislação europeia do Regulamento de Conceção Ecológica para Produtos Sustentáveis (ESPR) e a obrigação associada de um Passaporte Digital de Produto (DPP).
A European Fashion Alliance coloca a criatividade no centro da sua ambição, reconhecendo-a como a força motriz do poder de inovação da indústria. Ao promover um ambiente que apresenta e apoia a criatividade, a aliança tem como objetivo elevar a Moda europeia a nível social e político como fonte de soluções.
“Temos de começar a pensar em ter orgulho em fazer parte de uma indústria criativa e cultural. Temos de perceber que a criatividade tem um valor na nossa sociedade e é a raiz de tudo o que a EFA quer abordar. Quando falamos de novas ideias, técnicas e processos, artesanato e indústria, temos de os ver como um hino à criatividade. Para a proteger, é necessário prever regulamentos de apoio para os produtos europeus, bem como para todos os produtos importados. A rastreabilidade e a transparência, a durabilidade holística, o fim da sobreprodução, o respeito pela sustentabilidade social e pelos direitos humanos, a propriedade intelectual, devem ser os elementos-chave para proteger o que definimos como Moda criativa”, afirma Carlo Capasa, membro do Conselho de Administração da European Fashion Alliance e Presidente da Camera Nazionale Della Moda Italiana, sobre o futuro da criatividade.
A EFA reconhece e apoia os regulamentos relativos ao ecodesign de produtos sustentáveis e apela à tomada em consideração das especificidades únicas dos produtos de Moda orientados para a criatividade na aplicação de requisitos de conceção ecológica viáveis, mas ambiciosos. A este respeito, os membros da EFA abordaram, nomeadamente, a questão da durabilidade dos produtos de Moda, um aspeto fundamental em termos de sustentabilidade que deve ser considerado de uma forma mais holística e, obviamente, mensurável, com as suas características intrínsecas e extrínsecas, não devendo limitar-se apenas à robustez funcional. Pascal Morand, membro do Conselho de Administração da European Fashion Alliance e Presidente Executivo da Fédération de la Haute Couture et de la Mode, afirma ainda que “a EFA apoia a proibição da destruição de produtos não vendidos, mas tal exige uma definição mais clara de que estes produtos estão aptos para consumo e venda. As contrafações, as amostras e os protótipos devem ser considerados impróprios. Além disso, a reciclagem, o upcycling e qualquer forma de reutilização não devem ser considerados como destruição”. A posição completa da EFA sobre o ESPR pode ser consultada aqui.
A EFA apoia a prestação de informação relevante, exata e fiável aos consumidores e a digitalização dessa informação, tal como previsto no Passaporte Digital de Produto. No entanto, a EFA adverte vivamente contra qualquer medida que implique encargos administrativos e tecnológicos desproporcionais para as empresas e, em especial, para as PME, e que não tenha em conta, em particular, os desafios relacionados com a longa e multidimensional cadeia de abastecimento dos têxteis.
“Pela primeira vez, com a EFA, os decisores políticos europeus encontraram um parceiro adequado para falar sobre as questões da Moda europeia. Precisamos da EFA para discutir como a União Europeia utiliza os futuros programas de despesas para alcançar os resultados desejados no vosso setor. Não podemos discutir o futuro do setor da Moda sem ter a European Fashion Alliance como nosso interlocutor”, afirmou o Dr. Christian Ehler.
Caroline Rush, membro do Conselho da European Fashion Alliance e Diretora Executiva do British Fashion Council, acrescenta que “a colaboração europeia é um passo imperativo para a proteção das empresas criativas. No British Fashion Council, reorientámos recentemente a nossa estratégia para defender a Moda britânica como uma força criativa na cena mundial, centrando-nos no crescimento responsável, na inovação implacável e na amplificação global e local da indústria. Com o British Fashion Council e a European Fashion Alliance a colocar a criatividade no centro das nossas ambições, reconhecemos a importância e o valor da colaboração entre países na criação de mudanças impactantes.”
A European Fashion Alliance também anunciou na mesa redonda o primeiro inquérito europeu, “Status of European Fashion”. O inquérito serve de base para um relatório do setor que será apresentado no outono de 2023, na próxima conferência da EFA, para a qual serão convidados os decisores da indústria de Moda europeia e os responsáveis políticos da UE.
“Com o nosso inquérito à escala europeia, que está disponível em europeanfashionalliance.org, recolhemos o estado atual dos conhecimentos sobre as futuras propostas legislativas e diretivas europeias, bem como sobre o estatuto de sustentabilidade das marcas. Não só os factos e números, mas também as experiências da Indústria de Moda são de grande importância para nós, porque permitirão à EFA propor apelos concretos e mensuráveis à ação”, afirma Scott Lipinski, Presidente da European Fashion Alliance e CEO do Fashion Council Germany.
Federica Marchionni, CEO da Global Fashion Agenda, destaca a importância e a relevância da Aliança Europeia de Moda, que foi criada em 2022 por 29 membros fundadores com ideias semelhantes: “O atual modelo de negócio da indústria de Moda é insustentável e tem de mudar para se alinhar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Estou particularmente orgulhoso de fazer parte da EFA, uma vez que a colaboração entre os conselhos de Moda e as semanas de Moda em toda a Europa representa um exemplo de como a ambição pode ser transformada em ação, orientando a indústria e as suas partes interessadas para a mudança necessária”.
O inquérito pode ser consultado aqui: www.europeanfashionalliance.org
SOBRE A EFA
A European Fashion Alliance é a primeira aliança transnacional de instituições de Moda europeias. O seu objetivo é promover um ecossistema fértil, sustentável e inclusivo para a Moda europeia. A EFA atua como uma forte voz coletiva que defende e acelera a transição da Moda europeia para um futuro mais sustentável, inovador, inclusivo e criativo.
Um conselho de sete membros é responsável pelo controlo direto da organização, sendo constituído pelos membros do British Fashion Council (Reino Unido), Camera Nazionale Della Moda Italiana (Itália), Copenhagen Fashion Week (Dinamarca), Fashion Council Germany (Alemanha), Fédération de la Haute Couture de la Mode (França), Flanders DC (Bélgica) e Slovak Fashion Council (Eslováquia).
Scott Lipinski (CEO, Fashion Council Germany) foi eleito Presidente do Conselho de Administração. Carlo Capasa (Presidente, Camera Nazionale Della Moda Italiana) e Pascal Morand (Presidente Executivo, Fédération de la Haute Couture de la Mode), Cecilie Thorsmark (CEO, Copenhagen Fashion Week), Elke Timmerman (Diretora de Estratégia, Flanders DC), Zuzana Bobikova (CEO, Slovak Fashion Council) e Caroline Rush, (CEO British Fashion Council) são os restantes membros.
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