constanca entrudo2

DESIGNER

CONSTANÇA ENTRUDO

SS 24

BURN OUT

Num mundo em que o aquecimento global apagou a existência do inverno, a coleção SS24 de Constança Entrudo convida a entrar num cenário apocalítico onde o inverno é apenas uma memória distante, e a abraçar o caos de uma onda de calor no escritório. As peças foram desenhadas para refletir esta mudança dramática: imaginem um escritório onde os fatos tradicionais e as camisas às riscas em popelina são rasgados e cortados, e os seus fragmentos tecidos em novas camisolas, completamente desconstruídas.

Com raízes na recolha meticulosa e reapropriação de objetos descartados, a coleção de Constança traça os contornos invisíveis do quotidiano. Estes são os objetos que se encontram no fundo da gaveta da secretária, na dobra da carteira raramente usada ou algures pelo carro. Motivada sobretudo pela qualidade física dos objetos, e escolhendo combiná-los sobretudo por acaso, Constança traça uma ligação entre a sua prática e o Dadaísmo, ao significado no absurdo.

Os padrões apresentados nesta coleção são derivados de naturezas mortas de objetos do quotidiano, incluindo a justaposição lúdica de laços de Natal com conchas e outros motivos de praia, bem como esculturas intrincadas que retratam esferográficas entrelaçadas com fios. Estas esculturas e fotografias de objetos descartados sugerem as trocas invisíveis da vida de todos os dias.

Com esferográficas descartáveis, Constança cria campos de tinta sobre superfícies de tela e papel. Para esta coleção, apresenta uma seleção de desenhos a tinta azul, impressos em diversos materiais, incluindo ganga, crepe e os tecidos característicos da marca. Os desenhos a esferográfica representam os vários estados de tédio, frustração e exaustão da vida de escritório, realçando os efeitos desumanizadores da cultura empresarial.

Esta coleção oferece um olhar crítico sobre a vida no escritório e a sua dinâmica de poder, ao mesmo tempo que fornece um comentário irónico sobre a cultura de consumo e o desperdício.