FW24/25
NÃO TE QUERO
A coleção FW24/25 assinala quatro anos de BÉHEN, e é um revisitar ao cerne da marca. Não te quero, é acima de tudo, uma tomada de posição, de liberdade criativa e individual. Não te quero porque sim, e porque não. Porque quis, porque posso.
Não te quero é o core da BÉHEN, de mãos dadas com a sua raiz Ribatejana. Uma contradição à narrativa das coleções anteriores, desenvolvidas com base no querer, no talvez, no espera-me. Mas também uma continuação, por ser uma comunicação direta e inequívoca de uma vontade. Um não com tanta força como um sim.
O nome tem origem num talego antigo, cuja origem é incerta, cuidadosamente bordado a ponto cruz e adornado à mão. Tanto tempo, tanto cuidado, para dizer “Não te quero”. Uma peça insólita que despertou a curiosidade e que afirma uma atitude defendida pela marca: Não Te Quero agora. Amanhã logo se vê.
A BÉHEN apresenta a sua coleção FW24/25 sob a forma de uma rejeição curiosa, cuidada e trabalhada em peças de roupa, desenvolvidas e aperfeiçoadas ao longo de quatro anos. Constrói-se assim o core da marca, revelando-se no fit das peças e no tempo como protagonista: através de técnicas que são parte do ADN como o Bordado da Madeira e o Bordado de Viana com vidrilhos. Sendo uma coleção marcada pelo regresso a casa, também os bordados vieram para mais perto, adicionando o Bordado de Glória do Ribatejo ao portefólio nacional de técnicas já trabalhadas pela BÉHEN. As raízes Ribatejanas foram até Minde para tecer mantas regionais feitas em algodão e a São Vicente do Paúl meias em crochet dos tradicionais trajes de folclore, também em algodão.
À equipa do atelier em Lisboa, cose-se o trabalho da YKK Portugal, Troficolor, Fabrics4Fashion, ELAV e Calçado Penha.
Agradecimento especial à Associação Rancho Folclórico da Casa do Povo de Glória do Ribatejo por nos terem aberto as portas e partilharem tanto sobre a técnica e as tradições da Glória.