ModaLisboa
Desenvolvido pela Associação ModaLisboa com o apoio da PVH Foundation, amanhã é um programa de impacto social pioneiro, desenhado para jovens, que pretende promover a inclusão e criar novas oportunidades de emprego na Indústria de Moda nacional. Já chegou a mais de 300 alunos, e ofereceu uma bolsa de estudo.
Em linha com a missão da Associação ModaLisboa de construção de uma comunidade de Moda formada e informada, ágil e diversa, e em interseção com o investimento global e consertado da PVH Foundation para uma Indústria de Moda plural e inclusiva, nasce o amanhã.
O projeto foi desenhado para responder a dois desafios estruturais do contexto contemporâneo da Indústria de Moda: a necessidade de promover a representatividade de vozes para que todos os jovens, independentemente do seu contexto social e económico, tenham acesso a carreiras prósperas, com remuneração justa e progressão palpável; e a crescente procura de talento em áreas em expansão como Sustentabilidade e Inovação Tecnológica.
Implementado entre abril e julho de 2024, o projeto foi direcionado a alunos do 12º ano, e dividiu-se em três fases de ação, com objetivos e níveis de impacto diferentes, mas obedecendo sempre à missão de partilha de informação sobre oportunidades na Indústria de Moda e a criação de um setor com maior inclusão e diversidade.
FASE 1: CONSCIENCIALIZAÇÃO
No primeiro estágio de ação do programa amanhã, a equipa da Associação ModaLisboa visitou escolas secundárias localizadas nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto. Impactou mais de 300 alunos de diversos cursos com uma apresentação focada na visão global do que é a Indústria de Moda, e as oportunidades de futuro que oferece no contexto contemporâneo. Esta primeira fase pretendeu reforçar a diversidade de talentos na área de Moda, falando sobre Sustentabilidade, Trabalho Artesanal e Inovação Tecnológica, bem como as profissões que cada uma oferece, e terminou com um workshop prático com uma peça oferecida pela PVH Foundation.
FASE 2: FORMAÇÃO
Todos os alunos presentes nas ações de consciencialização tiveram a oportunidade de se candidatar à segunda fase do programa amanhã. A ModaLisboa fez uma seleção de 14 jovens que responderam aos critérios definidos pelo programa — motivação, aptidão e diversidade — e, no início do mês de julho, recebeu-os na sede da Associação para uma residência de uma semana.
Foram cinco dias de formações e workshops práticos em áreas estratégicas da Indústria de Moda contemporânea, que pretendem fomentar um entendimento mais aprofundado do Sistema de Moda através do contacto direto com profissionais da indústria:
– Sustentabilidade no Design de Moda, com Ana Duarte (DuarteHajime);
– Herança Cultural e Trabalho Artesanal, com Joana Duarte (BÉHEN);
– Criação Têxtil, com Constança Entrudo;
– Inovação e Tecnologia na digitalização da Moda, com João Pedro Fonseca e Carincur (ZABRA), e Introdução à Programação, com a equipa da Code For All;
– Cultura Visual, com Sónia Jesus.
Mais informação sobre os workshops, aqui.
FASE 3: BOLSAS DE ESTUDO
Após a residência, a ModaLisboa e os mentores avaliaram cada um dos alunos, tendo como base critérios como o interesse, a motivação e o talento. O painel de jurados elegeu Chelson Vunge como o vencedor da Bolsa de Estudos, no valor de 15 mil euros, que inclui um curso de 18 meses no Modatex Porto (numa área de formação em Moda à escolha), alojamento e alimentação.
“Este projeto tem um papel muito pessoal na minha vida, é o encontrar-me a mim mesmo. De onde eu venho, as coisas não eram fáceis, e a oportunidade que estou a ter agora é incrível, tenho de aproveitá-la ao máximo. A mensagem que quero passar é para os meninos que viviam comigo, ou no meu país: vocês conseguem, todos temos oportunidades grandes, é só agarrá-las, e vamos chegar lá todos juntos.”
Chelson Vunge
Os 14 jovens tiveram ainda a oportunidade de escolher um Curso de Iniciação à Tecnologia — em áreas como Inteligência Artificial, Gestão de Produtos Digitais ou Desenvolvimento Web — na Code For All, oferecido pela ModaLisboa, que pretende dar a cada um dos alunos ferramentas versáteis para prosperar nesta área em crescimento acelerado.
A primeira edição do programa amanhã, com o apoio da PVH Foundation, percorreu diversos níveis de impacto através das suas três iniciativas, e cumpriu o objetivo de criar uma mudança palpável e duradoura no percurso dos jovens que se cruzaram com o projeto. Conseguiu, ao longo dos últimos meses, envolver alunos, Designers, escolas, profissionais da tecnologia e artistas para a ambição comum de fazer da Indústria de Moda uma casa onde todas as pessoas têm uma voz: tanto hoje, como amanhã.