SPILL THE TEA

Creativity and Fashion Brand Building in the age of oversharing.

Com uma alteração profunda nos padrões de consumo e um novo nível de exigência por parte de quem compra Moda de Autor, uma marca sem identidade é um produto altamente perecível. Missão, valores, personalidade e opinião são tão essenciais como a criatividade e o design, porque a empatia e identificação emocional ganham cada vez mais terreno na decisão de compra. Convidámos para conversar connosco quem já domina essa receita.

joana barrios

HOST: JOANA BARRIOS

Joana Barrios divide-se entre o teatro, a televisão, a internet, e cozinhas. É atriz formada pela ESTC, fez uma pós-graduação em Crítica de Cinema e Música Pop e passou uma temporada com a coreógrafa Anna Sánchez, em Barcelona. É membro do Teatro Praga desde 2008. Foi a porteira de discoteca mais simpática de sempre, no Lux/Frágil. Foi coautora e apresentadora de ARMÁRIO, a série de documentários sobre Moda emitida na RTP2, que em 2020 lhe valeu o galardão de Melhor Programa de Entretenimento da Sociedade Portuguesa de Autores. Colabora com o Canal Q em programas como Super Swing ou Princesas e Doentes, sempre ao lado de André e. Teodósio. É autora de dois livros de receitas: NHOM NHOM e O DA JOANA — e há mais a caminho.

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ALBERTO CASELLI MANZINI | IED - ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN

Durante mais de vinte anos, Alberto trabalhou continuamente como diretor e colaborador de diversas publicações internacionais nos setores da Moda e do luxo, incluindo Sport & Street, Collezioni Donna, Collezioni Uomo e Collezioni Accessori. Também colaborou com feiras, agências de comunicação, marcas italianas e internacionais de pronto-a-vestir e streetwear. A partir de 2003, foi diretor de Moda da Sport & Street e, de 2015 a 2019, passou para a direção editorial de toda a publicação. Como professor, lecionou o curso Trend Forecasting no International Fashion Business Masterclass do Instituto Polimoda em Florença. Atualmente, trabalha na Universidade de Bolonha, onde leciona o curso Latest Trends in Fashion inserido no programa Fashion Culture and Techniques. Além disso, Alberto é Coordenador do Master Fashion Trend Forecasting no IED, Florença.

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CONSTANÇA ENTRUDO | CONSTANÇA ENTRUDO STUDIO

Constança Entrudo é uma marca lisboeta liderada pela diretora criativa e Designer Constança Entrudo, cuja principal preocupação é manter-se fiel à sua arte, juntando a investigação em têxtil, a experimentação e algum sentido de humor. Formada pela Central Saint Martins (Londres), Constança adquiriu experiência na indústria na Balmain, Peter Pilotto e Marques'Almeida. Sediada e fabricada em Portugal, a assinatura central da marca transcende as tendências. Constança Entrudo oferece roupas e tecidos artesanais únicos, imbuídos de uma atitude destemidamente fluida, reinventando clássicos e detalhes inesperados, enquanto incorporam a juventude com modernidade. Gerando tecidos sustentáveis ​​que desafiam os processos usuais de confeção têxtil, Constança Entrudo cria com absoluta liberdade a partir de estruturas de design pré-existentes, usando métodos de tentativa e erro para chegar às tecnologias de tecido exclusivas da marca.

matthew harris

MATTHEW HARRIS | MATEO NEW YORK

Filho de uma costureira, Matthew Harris (conhecido como Mateo) é nascido e criado em Montego Bay, Jamaica, e descobriu a sua verdadeira paixão – a arte de fazer joias – enquanto morava em Nova Iorque. Como Designer autodidata, Mateo passou os seus dias no Jewelry District, aprendendo e aperfeiçoando o seu ofício. Iniciou a sua marca de joias homónima em 2009, vendida em algumas das lojas mais reconhecidas do mundo, mencionada em publicações de Moda internacionais e usada por diversas celebridades. Mateo foi selecionado pelo Museu Smithsonian para ter as suas peças em exposição, e disponíveis para venda, no Museu Afro-Americano de Arte e Cultura em Washington D.C. em 2016, e no Museu Hirshhorn de Arte Contemporânea em 2017. A marca foi finalista do CFDA/Vogue Fashion Fund em 2017.