CARLOS MOEDAS
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
A 61ª edição da Lisboa Fashion Week volta ao centro de Lisboa, ao Pátio da Galé, naquele que é um símbolo da cidade: o símbolo de uma cidade antiga, cosmopolita e aberta ao mundo, que foi sempre cais de embarque e de partida para ideias, projetos e sonhos. Aqui, a história e a memória cruzam-se com a inovação para criar um ambiente singular em todo o mundo. De 5 a 8 de outubro, este é o palco para que essa história se cruze com a inovação para pensar e projetar no futuro a moda nacional.
Esta edição toma lugar sob um novo conceito que faz dela a MODALISBOA À LA CARTE, na qual vivemos as obras dos melhores de uma indústria que nos surpreende continuamente como uma carta onde os produtos, imprevisíveis, nos são servidos nos desfiles e nas exposições. Mais uma vez, a Lisboa Fashion Week acolhe os lisboetas e fá-los mergulhar no universo onde as regras são feitas pelo poder da imaginação e da criatividade.
Dentro desta carta temos ainda espaço para abordar os temas mais relevantes que afetam não só a indústria da moda, mas todo o mundo, sendo os mais impactantes as mudanças climáticas e os efeitos das grandes transições como a digitalização e a inovação.
Espero por todos nesta Lisboa Fashion Week que promete ser um momento inesquecível, à Moda de Lisboa!
EDUARDA ABBONDANZA
Presidente da Associação ModaLisboa
Trabalhar Moda sempre foi sinónimo de saber viver no equilíbrio entre pensamento e leveza. Moda é produto, e é por isso que se torna tão fácil criticá-la e empurrá-la para o título de frivolidade, sem relevo social. Mas Moda é também tudo o que vem antes do produto — a reflexão social, o design que soluciona problemas, o génio da criatividade — e por causa do produto — os empregos, a indústria, o sistema económico e a comunidade. E mais: hoje, Moda é finalmente o que vem depois do produto, com todas as oportunidades que tem para encontrar soluções para um futuro mais limpo, mais ético e mais humano. O papel da ModaLisboa tem sido, desde 1991, apresentar tudo o que a Moda é. E tudo o que pode ser.
É por isto que a 61ª Lisboa Fashion Week se chama À LA CARTE: um tema leve, divertido, nonsense, que introduz um evento onde se pensa, faz e comunica toda a complexidade da Moda nacional, um ecossistema fértil de Designers, marcas, associações setoriais, parceiros e patrocinadores a quem quero agradecer pelo trabalho magnífico em prol da criação.
Agradeço também à Câmara Municipal de Lisboa pelo incentivo e entusiasmo constante, à Associação Turismo de Lisboa por nos abrir as portas no regresso ao centro desta vibrante cidade, e à minha equipa, por apimentar sempre o menu.
A vocês, que nos visitam edição após edição, só me resta desejar bom apetite.