joao sara

Extramundus :: João e Sara

Artista multidisciplinar focado em explorações de media e fine art, João Felgueira (joninator) estudou Serigrafia e Gravura de Produção Artística na Escola Artística António Arroio em 2016 e, em 2020, licenciou-se na Universidade de Westminster, em Londres, em Contemporary Media Practice. A sua prática abrange um espetro entre fotografia, vídeo, media interativos e tecnologias emergentes, incluindo Inteligência Artificial. Produto de uma pesquisa que questiona as fronteiras e condições virtuais num contexto pós-contemporâneo, o trabalho de Joninator é uma exploração da relação construída ao longo do tempo entre humanos e tecnologia.

Sara Pinto (parasinto) é artista interdisciplinar com uma prática que transita entre a Moda e as Belas-Artes, baseada na consciência e atenção aos processos materiais utilizados como meios de modelação do corpo. Sara estudou Produção Artística: Serigrafia e Gravura na Escola Artística António Arroio, mudando-se para Londres em 2017 para um BA em Fashion Print na Central Saint Martins. A sua prática de pesquisa utiliza vários métodos como fotografia, coleção de objetos e tecnologia de digitalização 3D para capturar formas e detalhes intrincados, alterando depois a sua escala. A sua prática de Moda vê o corpo como um veículo de transformação, onde as roupas se tornam elementos esculturais com uma conotação poética e política de natureza apocalíptica.

EXTRAMUNDUS, 2023

Extramundus é uma experiência de digital media que combina Moda com conteúdos gerados por inteligência artificial (IA). A IA explora algoritmos que geram variações únicas e imaginativas que existem exclusivamente no espaço virtual, com base em dados previamente inseridos, que neste caso é uma coleção de Moda intitulada Ecotrauma. Estes designs únicos gerados pela IA transcendem o tempo e o espaço, evitando as limitações das estações e do calendário da Moda.

Extramundus apela por práticas sustentáveis e éticas no mundo da Moda, destacando o impacto ambiental da Moda e da cultura do consumo. Além disso, tornar a Moda virtual torna-a acessível a um público alargado, permitindo espaço para o envolvimento comunitário e inclusividade. Ao combinar conteúdo gerado por IA e Moda, Extramundus tem o potencial de redefinir como percebemos, interagimos e experienciamos a Moda, tanto física como virtualmente, de formas inteiramente novas e imaginativas.