SENTIMENT DATA PAINTINGS - FASHION MEMORY, 2023
Sentiment Data Paintings - Fashion Memory, 2023 é um projeto de Net Art que resulta numa série de novas pinturas digitais (data paintings) criadas a partir da análise de sentimento de notícias sobre Moda.
Data Paintings são pinturas digitais criadas a partir de informação (data). No caso das pinturas desenvolvidas para o projeto da ModaLisboa, foram recolhidas notícias sobre o mundo da Moda de mais de 20 fontes noticiosas de todo o mundo durante os meses de agosto e setembro de 2023, constituindo uma base de dados de centenas de notícias.
Estas notícias foram agrupadas numa base de dados onde foi processado um algoritmo de inteligência artificial que classifica o sentimento de cada notícia recolhida numa escala de positivo, neutro e negativo. Foram analisadas 3605 notícias correspondentes ao mês de Setembro das quais 272 são calculadas como negativas, 2543 como neutras e 790 positivas. Estes valores são depois utilizados no sistema de pintura que atribui uma cor distinta a cada valor que resulta da análise de sentimento.
Em exposição, encontra-se a peça News Reader System: Sentiment Database - Fashion Memory, September 2023. A obra é composta por um monitor, microcomputador, software em Python e estrutura em alumínio onde são expostas aos visitantes notícias da base de dados sobre Moda e a sua classificação em termos de análise de sentimento.
Ao lado, são exibidas cinco pinturas digitais Sentiment Data Paintings - Fashion Memory #1, #2, #3, #4, #5, geradas através da informação contida na base de dados. Estas pinturas traduzem e expressam o sentimento das manchetes das notícias em cores, socialmente dependente do que aconteceu recentemente no mundo da Moda.
Uma tonalidade de cor distinta representa as notícias analisadas como negativas, neutras e positivas e a intensidade de sentimento é representada pelo brilho da cor. As manchas de cor das notícias anteriores vão-se misturando ao longo do tempo com as manchas de cor geradas por novas notícias, espelhando como a nossa mente processa, acumula e salta emocionalmente através de memórias e informação.
Expor informação passada de tempos recentes permite-nos leituras temporais alternativas para melhor compreender o presente. Através da exibição em série destas cinco pinturas, os visitantes podem entender visualmente a proporção de ecrãs de cor fria versus ecrãs de cor neutra e quente e tirar as suas próprias conclusões sobre a forma como o sentimento de notícias sobre o mundo da Moda é comunicado, e o impacto que estas podem ter na saúde mental.
As obras apresentadas fazem parte do projeto News Feed do Studio, uma investigação artística sobre o impacto dos media na saúde mental e a ética da inteligência artificial, tais como as estruturas de poder, controlo e decisão, em particular dos sistemas de processamento de linguagem natural, como a informação escrita e analisada autonomamente na internet. O estúdio do artista tem vindo a desenvolver esta investigação desde 2018, para a qual contribuíram exposições no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, na Galeria Foco, no festival Sónar e agora no projeto Workstation New Media da ModaLisboa. Em dezembro, o projeto será internacionalizado numa exposição em Miami na Untitled Art Fair.