SENTIMENT DATA PAINTINGS - FASHION MEMORY, 2023
Para a exposição Workstation New Media, o artista Rudolfo Quintas apresenta um projeto de Net Art que resulta numa série de novas pinturas digitais (data paintings) criadas a partir da análise de sentimento de notícias sobre Moda.
Data Paintings são pinturas digitais criadas a partir de informação (data). No caso das pinturas desenvolvidas para o projeto da ModaLisboa, foram recolhidas notícias sobre o mundo da Moda de mais de 20 fontes noticiosas de todo o mundo durante os meses de agosto e setembro de 2023, constituindo uma base de dados de centenas de notícias.
Estas notícias foram agrupadas numa base de dados onde foi processado um algoritmo de inteligência artificial que classifica o sentimento de cada notícia recolhida numa escala de positivo, neutro e negativo. Estes valores são depois utilizados no sistema de pintura que atribui uma cor distinta a cada valor que resulta da análise de sentimento.
Em exposição, encontra-se a peça News Reader System: Sentiment Database - Fashion Memory, September 2023. A obra é composta por um monitor, microcomputador, software em Python e estrutura em alumínio onde são expostas aos visitantes notícias da base de dados sobre Moda e a sua classificação em termos de análise de sentimento.
Ao lado, são exibidas cinco pinturas digitais Sentiment Data Paintings - Fashion Memory #1, #2, #3, #4, #5, geradas através da informação contida na base de dados. Estas pinturas traduzem e expressam o sentimento das manchetes das notícias em cores, socialmente dependente do que aconteceu recentemente no mundo da Moda.
As notícias analisadas como negativas são pintadas em manchas de cores frias, as positivas em cores quentes e a intensidade de sentimento é representada pelo brilho da cor. As manchas de cor das notícias anteriores vão-se misturando ao longo do tempo com as manchas de cor geradas por novas notícias, espelhando como a nossa mente processa, acumula e salta emocionalmente através de memórias e informação.
Expor informação passada de tempos recentes permite-nos leituras temporais alternativas para melhor compreender o presente. Através da exibição em série destas cinco pinturas, os visitantes podem entender visualmente a proporção de ecrãs de cor fria versus ecrãs de cor neutra e quente e tirar as suas próprias conclusões sobre a forma como o sentimento de notícias sobre o mundo da Moda é comunicado, e o impacto que estas podem ter na saúde mental.
As obras apresentadas fazem parte do projeto News Feed do Studio, uma investigação artística sobre o impacto dos media na saúde mental e a ética da inteligência artificial, tais como as estruturas de poder, controlo e decisão, em particular dos sistemas de processamento de linguagem natural, como a informação escrita e analisada autonomamente na internet. O estúdio do artista tem vindo a desenvolver esta investigação desde 2018, para a qual contribuíram exposições no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, na Galeria Foco, no festival Sónar e agora no projeto Workstation New Media da ModaLisboa. Em dezembro, o projeto será internacionalizado numa exposição em Miami na Untitled Art Fair.