
Domingo, 5 OUTUBRO, 14H.
CASTLE HI HI HI. Largo de Santa Luzia 3, Alfama.
CONSTANÇA ENTRUDO X CASTLE HI HI HI X HUMANA
FAUX CHIC
Para celebrar a inauguração da loja independente e estúdio criativo CASTLE HI HI HI — projeto que une a sua comunidade no histórico bairro lisboeta —, Constança Entrudo apresenta uma coleção-cápsula em colaboração com a Humana. A convite do CHHH, a Designer reinterpreta fantasias infantis numa coleção que reflete a realidade fragmentada da produção globalizada, onde materiais e mão-de-obra de geografias distintas convergem em peças que são descartadas tão rapidamente quanto são produzidas.
O evento de lançamento na Lisboa Fashion Week é um momento descontraído que convoca a interseção criativa e a experiência multidisciplinar do CASTLE HI HI HI, e o único no qual a coleção estará disponível para venda, ativando tanto o sentido de urgência quanto a criação de propósito. Para Constança, estes materiais obsoletos com que trabalhou não representam um fim, mas um ponto de partida: ao reconfigurar peças em segunda mão em novas formas, propõe um processo cíclico em que os têxteis são continuamente reestruturados e apresenta, ao mesmo tempo, uma crítica e uma solução ao sistema de sobreprodução.
A ligação entre luxo e degradação é antiga, e está enraizada na relação de amor-ódio da sociedade com o excesso. Faux Chic encarna essa tensão: uma sedução pela simulação, um jogo com a ideia de luxo falso através de materiais em segunda mão, onde a mão de Constança Entrudo é visível em cada corte, costura e rasgo.
RUN TO HELP
Obcecada pelas T-shirts de corridas solidárias — a peça que Constança encontrou com mais frequência entre os artigos de fast fashion nos armazéns da Humana —, a coleção expõe as ironias de causas incoerentes e da falta de consciência em torno de bens descartáveis. Cada peça é uma provocação, uma crítica às tendências efémeras de bem-estar e solidariedade que produzem bens descartáveis em vez de mudança duradoura.