ana duarte
DESIGNER

DUARTEHAJIME

Domingo, 5 OUTUBRO. 17H30
Pátio da Galé. Acessível por convite.

Na mitologia Grega, Medusa era uma das três irmãs Gorgon, conhecida pelo seu cabelo feito de serpentes vivas e um olhar tão poderoso que poderia transformar qualquer um que a olhasse em pedra. No entanto, a Medusa nem sempre foi um monstro – era uma mulher muito bonita, transformada posteriormente pela enraivecida deusa Athena, depois de ser seduzida por Poseidon, no seu templo. Mais tarde, o herói Perseus, ajudado pelos deuses, decapitou a medusa usando um escudo espelhado, para evitar o seu olhar mortífero; usou a sua cabeça como arma e ofereceu-a mais tarde a Athena, que a colocou na frente do seu próprio escudo.

PETRA, coleção primavera/verão 2026, reimagina o mito da Medusa, não a vendo como um monstro, mas como um símbolo de poder feminino e de transformação. Em tons de cinzento pedra, verdes profundos e pretos que ecoam o seu mistério; lilases suaves que revelam a sua vulnerabilidade; e dourado que relembra a armadura de Athena e as sandálias douradas com asas do deus Hermes, usadas por Perseus. Com cortes inspirados em serpentes e detalhes de asas que relembram Pegasus – o filho de Medusa – e as sandálias; com silhuetas fluidas e texturas fortes – cada peça representa transformação e força. A Medusa não é temida – é honrada. Let them look.

COLABORAÇÕES:
RBD.APP Arquitectos Lda / Albano Morgado, SA / Troficolor / Joias: Lázaro Bonixe / Lunartex – Elásticos e Passamanarias / Música: Pepperoni Passion / Botas: Timberland / Tintex Textiles

 

 

Disponível brevemente