De 1 a 5 de outubro, no piso 0 do MUDE – Museu do Design, o beat by be@t regressa à Lisboa Fashion Week para apresentar a materialização da sua terceira edição.
O programa nasce da certeza de que a mudança só é possível através da criatividade e da colaboração. Procura soluções sustentáveis e circulares para resolver os desafios prementes e inadiáveis de uma indústria que em muito contribui para o hiperconsumo e as alterações climáticas.
Na exposição desenhada para a MODALISBOA BASE são apresentados quatro projetos têxteis circulares e inovadores desenvolvidos por equipas compostas por Designers de Moda e pequenas e médias empresas.

ADRIANA OLIVEIRA X CORDEIRO E CAMPOS
PROJETO: ECLOSÃO
Projeto de peças desmontáveis, pensadas como kit de viagem, essencial e urbano. Criadas a partir de dead stock e aproveitando felpa, transformam excedentes em propostas funcionais e sustentáveis. As peças podem ser produzidas em várias cores ou estampas, combinando entre si e reforçando a versatilidade, circularidade e inovação do projeto.
Adriana Oliveira é uma Designer de Moda autodidata e tem no estilo urbano a sua identidade criativa. Desde cedo, transformava roupas antigas ou usadas em peças únicas, explorando bordados, croché e detalhes. Hoje, concilia o trabalho numa agência funerária com a paixão por dar nova vida a tecidos, explorando o reaproveitamento e reinventando o design de forma criativa e sustentável.
Fundada em 1982, Cordeiro e Campos é uma referência no setor da confeção de vestuário em malha com acabamentos premium e trabalha para marcas de Moda internacionais no segmento de luxo. Distingue-se pela combinação entre saber-fazer artesanal e a tecnologia de ponta que garante a máxima rastreabilidade, eficiência e controlo de qualidade. Certificada com a mais alta pontuação em sustentabilidade, seleciona matérias-primas com rigor e reutiliza excedentes.

FRANCISCA SANTOS X ACC TÊXTEIS
PROJETO: DUBBLETEX
Aplicação (app) que conecta fábricas, designers e consumidores para o reaproveitamento de excedente têxtil. Começou por ser uma plataforma que conecta a indústria ao ensino de design de moda e cria oportunidades de aprendizagem prática. A app promove o reaproveitamento criativo, estimula a capacidade de ver potencial nos materiais, e cria canais de circulação de excedentes que fomentam a economia circular de forma contínua, colaborativa e criativa.
Francisca Santos, Designer de Moda formada pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa, desde cedo revelou um carinho especial pelo design têxtil e pelas malhas, que permitem exprimir-se de forma mais autêntica. A sustentabilidade está presente no seu trabalho através do reaproveitamento de materiais e do cruzamento multidisciplinar, e vê cada projeto como algo que pode ser reinventado ao longo do tempo e sob diferentes formatos.
Nascida em 1984 como projeto familiar, ACC Têxteis transformou-se em legado empresarial e, desde então, construiu a sua história apoiada no talento dos colaboradores e na ligação ao cluster têxtil local. A identidade da empresa é marcada pela empatia, confiança e a melhoria contínua, valores que moldam decisões e asseguram que permanece relevante e sustentável no presente e no futuro.

NICOLE FELICIANO X ALLCOST
PROJETO: LINAE
Inspirado na natureza e no processo alquímico de transformar desperdício em matéria-prima, Linae é um fio 100% reciclado criado a partir de resíduos de fibras naturais da Allcost. A inovação surge no processo de incorporação de quitosana, que reforça e melhora a estrutura do fio, prolongando o ciclo de vida do seu material. No fim da vida, o fio volta à natureza, tornando-se totalmente circular e pronto para começar um novo ciclo.
Nicole Feliciano cresceu em Sintra, rodeada de natureza, que se tornou a base da sua inspiração e da sua linguagem criativa. É Designer de Moda e BioDesigner e a sua prática cruza arte, ciência e experimentação material, explorando a Moda como território de transformação. Com uma visão irreverente e dramática, procura revelar novas linguagens para a matéria e criar diálogos criativos que unem passado, presente e futuro.
Allcost é uma empresa especializada em têxteis para hotelaria que desenvolve linhas de cama, banho, praia e mesa, garantindo todo o processo produtivo, da conceção à confeção. Com foco na qualidade, inovação e sustentabilidade, aposta em matérias-primas de excelência, modernização contínua e formação da equipa, estabelecendo parcerias sólidas e duradouras.

LUÍS CARVALHO X CORDEIRO E CAMPOS
PROJETO: TIE THE KNOT
Perante desafios de gestão de stocks, este projeto lança duas coleções-cápsula. Uma de upcycling, a partir de peças com defeito e excedentes de produção, outra feita de matérias-primas e acessórios, como botões, fechos e fitas, não utilizados, e destina-se à venda, em marca própria. Uma forma de valorizar materiais que seriam descartados, e são antes transformados em produtos exclusivos e sustentáveis, que estimulam a criatividade e novas abordagens de produção, geram ganhos técnicos, económicos e de imagem, reduzem custos e podem alavancar futuras colaborações.
Luís Carvalho estudou Design de Moda e Têxtil no Politécnico de Castelo Branco. Foi designer na Salsa Jeans até criar a sua marca, em 2013, e apresentar a primeira coleção na ModaLisboa, onde desfila até hoje. Abriu o seu atelier e loja, e começou a vestir figuras públicas, nacionais e internacionais. Recebeu vários prémios como o Maison Mode Mediterranée e um Globo de Ouro, e esteve na Semana de Moda de Paris, no Showcase MODAPORTUGAL.
Fundada em 1982, Cordeiro e Campos é uma referência no setor da confeção de vestuário em malha com acabamentos premium e trabalha para marcas de moda internacionais no segmento de luxo. Distingue-se pela combinação entre saber-fazer artesanal e a tecnologia de ponta que garante a máxima rastreabilidade, eficiência e controlo de qualidade. Certificada com a mais alta pontuação em sustentabilidade, seleciona matérias-primas com rigor e reutiliza excedentes.

BRAZ COSTA
António Braz Costa nasceu em 1962, licenciou-se em Engenharia Metalomecânica pela Universidade do Minho em 1989 e fez formação em Gestão Pública Avançada pelo Instituto Nacional da Administração em 2008.
Atualmente desempenha vários cargos de destaque, nomeadamente:
Diretor Geral do CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal, desde janeiro de 2000.
Administrador executivo do CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, desde abril de 2012.
Presidente da TEXTRANET – Rede Europeia de Organizações de Investigação Têxtil, desde 2010.
Vice-presidente da Textile ETP - Plataforma Tecnológica Europeia para o Futuro do Têxtil e Vestuário, desde 2013.

FILIPA PANTALEÃO
Engenheira do Ambiente por formação, a experiência profissional tornou-a numa gestora com consciência ambiental. Licenciada na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, possui um MBA pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa e experiência em gestão de empresas ligadas aos sectores da água, logística, energia e resíduos. Ao mesmo tempo, pretende contribuir para um futuro melhor promovendo a igualdade e inclusão nas empresas e a desmistificação dos novos temas ESG. É co-fundadora da Women in ESG Portugal.