
ModaLisboa Base
Em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, a MODALISBOA BASE afirma-se como uma plataforma cultural onde a Moda de Autor se abre à cidade, convocando diferentes públicos para um exercício de partilha coletiva. Garantir acesso não significa apenas abrir portas, mas pensar a Moda enquanto bem cultural e social, capaz de criar diálogo, reconhecimento e pertença. Só através da diversidade de ações — que incluem exposições, conversas, workshops, momentos de networking, festas e performances — é possível enriquecer o ecossistema, alargar a comunidade criativa, dar voz a todas as pessoas e fomentar novos negócios, fortalecendo o setor com marcas e criativos informados e multidisciplinares.
Nesse horizonte, a Lisboa Fashion Week afirma-se como mediadora entre criadores e comunidade, propondo que também os desfiles possam ser vividos por todos: no espaço físico e no território digital, em simultâneo. Os desfiles do Pátio da Galé são transmitidos em livestream — nas plataformas digitais da Lisboa Fashion Week e no site da RTP — e projetados no espaço urbano, na instalação MODAPORTUGAL by CENIT/ANIVEC, na Praça do Comércio, bem como em múltiplas posições da rede MOP, que transformam a cidade em palco partilhado de cultura e criação.
No Piso 0 do MUDE – Museu do Design, o beat by be@t regressa à Lisboa Fashion Week para apresentar a materialização da sua terceira edição.
O programa colaborativo procura soluções mais sustentáveis e circulares para resolver os desafios prementes e inadiáveis da indústria, unindo criativos a inovadoras empresas têxteis numa exposição para conhecer aqui.
Também no MUDE, nos dias 4 e 5, Olga Noronha apresenta uma mostra expositiva que resulta de uma investigação e estudo estético da paisagem, forma e matéria. LaBscapes engloba obras site-specific e abordagens mistas, tanto escultóricas como uma série de Lab Paintings ©. Abre com uma peça no piso zero, que serve como porta de entrada para a instalação da Designer, artista plástica e investigadora no octógono do piso 3 do MUDE – Museu do Design. Mais informação, aqui.
De 3 a 5 de outubro, a Praça do Comércio recebe SOLO E TEAR – Da Terra à Tecelagem Digital, instalação MODAPORTUGAL by CENIT/ANIVEC que reflete a transição entre tradição e inovação na indústria têxtil. Agricultura regenerativa, corantes naturais e materiais biodegradáveis entrelaçam-se com digitalização, automação e design 3D; séculos de saber artesanal dialogam com o corte a laser e as tecnologias de rastreabilidade. Este ecossistema circular e inteligente — enraizado na sabedoria da terra e ampliado pela precisão da tecnologia — constitui metáfora do cluster têxtil português, onde práticas ancestrais e inovação se conjugam para tecer um futuro sustentável, inclusivo e profundamente ligado tanto à terra como ao progresso. Mais informação, aqui.
Mas nem só de ativações artísticas se faz uma Lisboa Fashion Week: no dia 2 de outubro, e com entrada livre, a ADIDAS x SPORTINO ModaLisboa Kick Off Party antecipa os longos dias de desfiles na loja Sportino Chiado, num momento para o qual convoca o seu ecossistema criativo. É uma festa que marca simbolicamente o arranque da Lisboa Fashion Week e lança a energia coletiva para os dias que se seguem — todas as informações, aqui.
No dia seguinte, 3 de outubro, a LISBOA FASHION WEEK AFRO PARTY, organizada pela Fourth Avenew e pela Cold Hearts, prolonga a noite no Botanica 111. Este diálogo fluido entre Música e Moda criará uma atmosfera imersiva e uma celebração de Designers e Músicos africanos. Os bilhetes já estão à venda aqui.
O OFF Lisboa Fashion Week, powered by contracoutura, está de volta com o objetivo de apoiar talentos emergentes e estabelecer ligações entre criativos internacionais e o ecossistema. A programação completa será revelada em breve aqui, e os destaques passam pela Wide Shades Exhibition: “1rst of the Month”, na Rua da Boavista 80, que reúne uma exposição coletiva e DJ set, com instalações de Wesley Barros e Hana Vuckovic, cerâmica de Patrícia Sousa e um showcase de arquivo de Moda. Nos dias 2, 3 e 5 de outubro, a Pop-up @ Cyber Café apresenta marcas emergentes como Chaos Kid, Inês Gordo e Nexus Studio, acompanhadas por DJ sets e bebidas, entre as 18H30 e as 21H. A 4 de outubro, a programação continua na Rua do Vale Formoso 21A com o Brunch contracoutura convida, que junta música e gastronomia na inauguração do novo espaço.
A FASHION HOUSE, morada de uma visão global da Moda contemporânea, é um espaço dinâmico e relacional desenhado para criar um espaço de convergência onde se ensaiam novas formas de partilha. A programação tem novidades, com uma performance de João Magalhães, no sábado, e novos nomes adicionados à pop-up store. Toda a informação, aqui.
As FAST TALKS da MODALISBOA BASE, moderadas por Rui Maria Pêgo, assumem-se como espaços de pensamento crítico e de debate aberto à comunidade. Nesta edição, dois eixos orientam as conversas: Crafting the BASE: Reframing Heritage in Contemporary Design, com Guta Moura Guedes, Olga Noronha e Isabel Costa, que reflete sobre a herança e a materialidade como respostas aos desafios da sustentabilidade e da inovação; e Branding the BASE: A New Strategy for Independent Businesses, com Federico Poletti, Carolina Santos e Mariana Matos, dedicado a estratégias para a autonomia de marcas independentes num setor em permanente aceleração. Entre tradição e tecnologia, design e mercado, estas conversas convocam diferentes perspetivas para pensar modelos de futuro consistentes e conscientes para a Moda. Mais informação e link para inscrição, aqui.
Ao longo de quatro dias, a Avenida transforma-se em cenário de workshops, conversas, cocktails e iniciativas em colaboração com Designers Lisboa Fashion Week, em ateliers, lojas, restaurantes e hotéis, que aproximam públicos diversos e propõem novas formas de encontro. Com especial incidência no dia de inauguração — 2 de outubro —, esta programação prolonga-se até ao encerramento da edição e redefine a cidade como território de mediação, circulação de ideias e afirmação de comunidade. Há iniciativas acessíveis apenas por convite e vários eventos de entrada livre para descobrir na programação completa, aqui.
RELACIONADAS
COMUNICADO
Suspensão da participação do concorrente Kaique Felix do concurso Sangue Novo.
MODALISBOA BASE | FASHION HOUSE
A FASHION HOUSE afirma-se como plataforma de ativação cultural, onde se cruzam práticas e discursos que informam o presente e interrogam o presente da Moda.
MODALISBOA NA AVENIDA
ModaLisboa na Avenida inscreve-se como extensão da Lisboa Fashion Week para a artéria da cidade, através de uma parceria com a Associação da Avenida da Liberdade.
MODALISBOA BASE | FAST TALKS
As FAST TALKS da MODALISBOA BASE são concebidas como espaços de suspensão e de pensamento crítico, trabalhando para equilibrar o tempo de reflexão com a urgência de resolução.
SANGUE NOVO SUPPORTED BY SEASIDE
No dia 3 de outubro, a MODALISBOA BASE abre palco a nove novas vozes do design emergente.
MODALISBOA BASE | CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES
A MODALISBOA BASE apresenta um calendário que coloca em evidência a diversidade do seu ecossistema criativo.
MODALISBOA BASE
A MODALISBOA BASE parte da urgência de repensar a criação não como expressão isolada, mas como prática sustentada por infraestruturas humanas, tecnológicas, territoriais, emocionais.