
ModaLisboa Base
A MODALISBOA BASE começa amanhã e prolonga-se até 5 de outubro, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, com o programa Portugal Events do Turismo de Portugal, e o apoio fundamental das associações setoriais, parceiros e patrocinadores.
Com epicentro no Pátio da Galé e programação que se estende por vários pontos da cidade, a 65ª edição da Lisboa Fashion Week propõe uma semana dedicada à reflexão, criação e experimentação, cruzando Moda de Autor, sustentabilidade, tecnologia e herança cultural.
O kick-off acontece hoje na Embaixada de Itália em Lisboa, com o desfile IED: REPEAT THE ACTION, que reúne criações de 13 jovens Designers da rede IED – Istituto Europeo di Design, propondo uma reflexão sobre a repetição como ferramenta de transformação.
Amanhã, a programação centra-se no MUDE – Museu do Design, com as FAST TALKS e a inauguração da exposição beat by be@t. Nesta edição, as FAST TALKS, moderadas por Rui Maria Pêgo, assumem-se como espaços de pensamento crítico e de debate aberto à comunidade, com dois temas a orientar as conversas. Crafting the BASE: Reframing Heritage in Contemporary Design reflete sobre a herança e a materialidade como respostas aos desafios da sustentabilidade e da inovação; e Branding the BASE: A New Strategy for Independent Businesses dedica-se a estratégias para a autonomia de marcas independentes num setor em permanente aceleração. Mais informação, aqui.
Logo após as conversas, e também no MUDE – Museu do Design, inaugura a exposição beat by be@t onde são revelados os resultados da terceira edição do programa de inovação em sustentabilidade para a Indústria Têxtil e de Moda liderado pelo CITEVE e BCSD Portugal. Patente até 5 de outubro, com entrada livre, a mostra dá a conhecer quatro projetos têxteis circulares e sustentáveis desenvolvidos por equipas compostas por Designers de Moda e pequenas e médias empresas, para conhecer aqui.
A 65ª Lisboa Fashion Week é também uma base para estreias: a FASHION HOUSE, um novo espaço multidisciplinar de entrada livre (com alguns momentos reservados a convidados), inaugura na quinta-feira, 2 de outubro, no Palacete Gomes Freire, com programação própria, showcases de tecnologia e herança cultural, um lounge & meeting point e apresentações de Moda de Roselyn Silva (dia 2, às 18h00), Ana Margarida Feijão (dia 2, às 19h30), Gandaia (dia 2, às 21h00) e Sara Maia (dia 3, às 15h00).
Mas a FASHION HOUSE não se limita à esfera expositiva ou performativa. A loja da Lisboa Fashion Week regressa com propostas de ARNDES, Bárbara Atanásio, BÉHEN, Dino Alves, DuarteHajime, Francisca Nabinho, Isza x Sara Valdez, Kolovrat, Luís Carvalho, Luís Buchinho, Mestre Studio, Nuno Baltazar, Ricardo Andrez, Roselyn Silva e Valentim Quaresma. Noutra sala, Bazofo & Dentu Zona trazem da Cova da Moura um atelier de estamparia manual, convidando o público a participar ativamente na personalização das suas próprias peças.
Também no dia 2 de outubro tem início o projeto ModaLisboa na Avenida, uma parceria com a Associação da Avenida da Liberdade que estende a Lisboa Fashion Week para esta artéria com workshops, conversas, cocktails e iniciativas em colaboração com Designers Lisboa Fashion Week, em ateliers, lojas, restaurantes e hotéis, que aproximam públicos diversos e propõem novas formas de encontro. A programação prolonga-se até ao encerramento da Lisboa Fashion Week e redefine a cidade como território de mediação, circulação de ideias e afirmação de comunidade. Mais informação, aqui.
De 3 a 5 de outubro, o Pátio da Galé volta a ser a base das operações, com o regresso do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside, no dia 3, às 18h00, que dá palco a oito novas vozes do design emergente: Adja Baio, Ariana Orrico, do Cruzeiro SEIXAS Eva, ELIO, Inês Almeida, Mafalda Simões, Mariana Garcia e Usual Suspect. No final do desfile, são anunciados os cinco finalistas que passam à segunda fase do Concurso de Jovens Designers e que, em março de 2026, competirão pelos prémios ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design e ModaLisboa x Burel Factory.
Às 20h00, realiza-se o primeiro desfile WORKSTATION DESIGN supported by Jean Louis David, que vem consolidar o papel da plataforma de experimentação na afirmação de novas linguagens de Moda. Francisca Nabinho e Bárbara Atanásio vão apresentar as suas novas coleções com o apoio estruturante da marca Jean Louis David. Seguem-se os desfiles de Alves/Gonçalves e 2B.
O programa de sábado, dia 4, começa às 15h00 com a apresentação Portuguese Soul by Apiccaps, no Moldo Studios, e prossegue no Pátio da Galé com os desfiles de Gabriel Silva Barros e Mestre Studio (WORKSTATION DESIGN supported by Jean Louis David), Luís Onofre, Gonçalo Peixoto, Kolovrat e Carlos Gil.
No MUDE – Museu do Design há duas apresentações exclusivas: BÉHEN e Olga Noronha (além deste momento, a mostra expositiva de Olga Noronha está aberta ao público nos dias 4 e 5 de outubro).
Dia 5 de outubro, às 14h00, Constança Entrudo faz um lançamento especial no novo espaço Castle Hi Hi Hi, e Nuno Baltazar apresenta a sua nova coleção no MUDE – Museu do Design, às 15h00. Às 16h30, o Pátio da Galé volta a ser a base dos desfiles: Çal Pfungst e ARNDES (WORKSTATION DESIGN supported by Jean Louis David), DuarteHajime, Valentim Quaresma, Dino Alves e Luís Carvalho.
A Lisboa Fashion Week afirma-se como mediadora entre criadores e comunidade, garantindo que os desfiles sejam acessíveis a todos, tanto presencialmente como online. Os desfiles do Pátio da Galé são transmitidos em livestream nas plataformas digitais da Lisboa Fashion Week e no site da RTP, e projetadas em vários pontos da cidade — incluindo a instalação MODAPORTUGAL by CENIT/ANIVEC, na Praça do Comércio, e múltiplas posições da rede MOP — transformando Lisboa num palco partilhado de cultura e criação.
RELACIONADAS
MODALISBOA BASE | PATROCINADORES E PARCEIROS
Damos início a mais uma edição da Lisboa Fashion Week com o devido agradecimento aos nossos patrocinadores e parceiros.
MODALISBOA BASE | EVENTOS ABERTOS AO PÚBLICO
A MODALISBOA BASE afirma-se como uma plataforma cultural onde a Moda de Autor se abre à cidade, convocando diferentes públicos para um exercício de partilha coletiva.
MODALISBOA BASE | FASHION HOUSE
A FASHION HOUSE afirma-se como plataforma de ativação cultural, onde se cruzam práticas e discursos que informam o presente e interrogam o presente da Moda.
MODALISBOA NA AVENIDA
ModaLisboa na Avenida inscreve-se como extensão da Lisboa Fashion Week para a artéria da cidade, através de uma parceria com a Associação da Avenida da Liberdade.
MODALISBOA BASE | FAST TALKS
As FAST TALKS da MODALISBOA BASE são concebidas como espaços de suspensão e de pensamento crítico, trabalhando para equilibrar o tempo de reflexão com a urgência de resolução.
SANGUE NOVO SUPPORTED BY SEASIDE
No dia 3 de outubro, a MODALISBOA BASE abre palco a nove novas vozes do design emergente.
MODALISBOA BASE | CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES
A MODALISBOA BASE apresenta um calendário que coloca em evidência a diversidade do seu ecossistema criativo.
MODALISBOA BASE
A MODALISBOA BASE parte da urgência de repensar a criação não como expressão isolada, mas como prática sustentada por infraestruturas humanas, tecnológicas, territoriais, emocionais.
COMUNICADO
Suspensão da participação do concorrente Kaique Felix do concurso Sangue Novo.