ModaLisboa Base, Sangue Novo
No dia 3 de outubro, a MODALISBOA BASE abre palco a nove novas vozes do design emergente: Adja Baio, Ariana Orrico, dépaysement non-lieu, do Cruzeiro SEIXAS Eva, ELIO, Inês Almeida, Mafalda Simões, Mariana Garcia e Usual Suspect.
É através destes nomes que o SANGUE NOVO supported by Seaside mantém a sua matriz anual, mas reforça-se com eixos estratégicos que projetam novas possibilidades: formação internacional, produção responsável, criação de marca e inovação nos crafts, implementados com os novos prémios. O Prémio ModaLisboa x IED – Istituto Europeo di Design abre agora duas trajetórias possíveis: em Roma, o Master’s Program in Fashion Design, para aprofundar técnica e pensamento sob uma abordagem transversalmente sustentável; ou em Milão, o Master’s Program in Fashion Marketing, para desenvolver competências de análise de mercado, construção de marca e estratégia empresarial. O novo Prémio ModaLisboa x Burel Factory propõe uma residência criativa de um mês na marca heritage, reforçando a ligação entre design contemporâneo e processos artesanais, numa relação que prolonga a memória dos materiais para novos contextos de futuro. Ambos os prémios asseguram ainda a representação, durante uma estação, na Showpress, ampliando a visibilidade dos vencedores junto da indústria e da imprensa.
Assim, na MODALISBOA BASE, serão escolhidos cinco finalistas por um painel renovado de jurados: Miguel Flor (Designer e Diretor Criativo, Presidente do Júri), Joana Jorge (Project Manager, ModaLisboa), Anastasia Bilous (Editora de Moda, ELLE Ucrânia), Federico Cina (Designer de Moda), Federico Poletti (Coordenador Científico do curso de Fashion Marketing & Communication, IED Moda Milano) e Filipa Homem (Diretora Criativa, Burel Factory).
O concurso constrói-se também a partir de um trabalho de bastidores que sustenta o gesto criativo: sessões de mentoria contínuas e parcerias têxteis fundamentais, asseguradas pela Calvelex/Fabrics4Fashion, RDD Textiles e Riopele, que disponibilizam matérias-primas e incentivam práticas mais responsáveis de construção das coleções.
O SANGUE NOVO supported by Seaside é um território de deslocação e de ensaio. Uma arena crítica e inclusiva, onde uma nova geração de designers experimenta as fronteiras da Moda, desloca o seu centro de gravidade e propõe futuros possíveis.
RELACIONADAS
DINO ALVES LANÇA NOVO WEBSITE
Dino Alves reforça a sua presença digital e oferece ao público uma nova forma de explorar o seu criativo e multifacetado percurso.
MUSEU NACIONAL DO TRAJE ORGANIZA COLÓQUIO “VESTIR ABRIL. DITADURAS E LIBERDADES DA MODA”
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, o Museu Nacional do Traje promove um colóquio que propõe uma reflexão crítica sobre as ligações entre Moda, poder e liberdade.
MODALISBOA BASE NA RTP: CINCO DIAS DE MODA, CIDADE E PENSAMENTO
A MODALISBOA BASE expande-se para lá dos espaços físicos e chega agora à televisão.
JÁ SÃO CONHECIDOS OS FINALISTAS DO CONCURSO SANGUE NOVO SUPPORTED BY SEASIDE
Adja Baio, Ariana Orrico, Mafalda Simões, Mariana Garcia e Usual Suspect são os finalistas do Concurso de Jovens Designers.
MODALISBOA BASE VAI COMEÇAR
A 65ª edição da Lisboa Fashion Week propõe uma semana dedicada à reflexão, criação e experimentação, cruzando Moda de Autor, sustentabilidade, tecnologia e herança cultural.
MODALISBOA BASE | PATROCINADORES E PARCEIROS
Damos início a mais uma edição da Lisboa Fashion Week com o devido agradecimento aos nossos patrocinadores e parceiros.
MODALISBOA BASE | EVENTOS ABERTOS AO PÚBLICO
A MODALISBOA BASE afirma-se como uma plataforma cultural onde a Moda de Autor se abre à cidade, convocando diferentes públicos para um exercício de partilha coletiva.
COMUNICADO
Suspensão da participação do concorrente Kaique Felix do concurso Sangue Novo.
MODALISBOA BASE | FASHION HOUSE
A FASHION HOUSE afirma-se como plataforma de ativação cultural, onde se cruzam práticas e discursos que informam o presente e interrogam o presente da Moda.
MODALISBOA NA AVENIDA
ModaLisboa na Avenida inscreve-se como extensão da Lisboa Fashion Week para a artéria da cidade, através de uma parceria com a Associação da Avenida da Liberdade.