DESIGNER

Dépaysement non-lieu

SANGUE NOVO
SUPPORTED BY SEASIDE

Kaique Felix nasceu em São Paulo e está atualmente baseado no Porto. Formado em Design de Moda pela ESAD, criou o projeto dépaysement non-lieu como resposta crítica a estruturas que determinam quem pode criar ou pertencer. A sua prática parte do improviso como método, recorrendo a materiais doados, reaproveitamento e apropriação ready-made, para explorar temas decoloniais, deslocamento e disputa simbólica. Kaique Felix cria a partir da margem, onde a regra não se aplica.

CONTACTOS

E-mail: kaique@depaysement.nl

A coleção de ''Programme de redistribution de la richesse pour les immigrants non-européens'' da marca dépaysement non-lieu é a primeira iteração de um programa contínuo que investiga formas de redistribuição simbólica, económica e cultural.
Inspirada em narrativas de imigração e na crítica ao eurocentrismo, a coleção estrutura-se em três momentos táticos: entrada, exploração e declaração. Utiliza técnicas manuais e materiais recuperados para compor uma narrativa onde as peças funcionam como dispositivos de crítica a um sistema decolonial que continua a privilegiar corpos marginalizados. A estética aqui não é solução; é provocação política.