DESIGNING FOR GOOD
The business, the marketing, the change.
Uma discussão sobre as transformações sistémicas da Moda nos últimos anos: o que mudou, o que melhorou e o que precisa ainda de ser alterado para a consolidação de uma indústria ágil, modernizada e capaz de verdadeiro impacto positivo. Os três oradores partilham perspetivas, estratégias e os investimentos necessários para que os negócios sejam capazes de responder aos desafios contemporâneos.
HOST: RUI MARIA PÊGO
35 anos. 16 deles passados entre a Rádio, o Teatro e a Televisão. Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa, e Mestre em Fine Arts in Professional Acting pela Bristol Old Vic Theatre School (UK), é autor de "Filho da Mãe", série satírica que estreou, no Canal Q, em 2015. Já apresentou programas nos três canais generalistas de televisão e inventou outros tantos em várias estações de rádio (Radar, Sudoeste, Mega Hits), estando hoje na Rádio Comercial, onde conduz o programa/podcast de entrevistas "Debaixo da Língua", e "TNT- Todos no Top".
Fechou 2023 numa produção para a BBC Radio Three sobre o poeta Fernando Pessoa, "All I Was When I Wasn't Anyone", depois de ser um dos quatro artistas portugueses na "École des Maîtres" do encenador franco-argentino Marcial di Fonzo Bo, e um dos atores escolhidos para a edição número 8 de "Passaporte Lisboa", uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema.
Apaixonado por Moda, foi considerado Personalidade do Ano para a ILGA Portugal em 2017 e, em 2018, capa da revista GQ Portugal.
Depois de "Water Party", um espetáculo de teatro distópico criado por Mimi Collins em Londres, seguem-se as estreias da série da RTP "Erro 404", do filme "Prisma" de Sónia Balacó e Zé Bernardino, e também da quarta temporada de "Im-pertinente", o podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde Rui Maria Pêgo fará par com a neurocientista Luísa Lopes para desvendar os mistérios do cérebro.
A primeira vez que entrou na ModaLisboa tinha quinze anos, e desde aí nunca parou de voltar.
ANA DUARTE | DUARTEHAJIME
Ana Duarte (Lisboa, 1991), fundadora e designer da marca DuarteHajime, licenciou-se em Design de Moda pela FA-ULisboa e completou, com distinção, o mestrado em Menswear Design and Technology no London College of Fashion, em janeiro de 2015. Atualmente, é professora convidada na licenciatura de Design de Moda da Universidade Lusófona.
Em outubro de 2016, apresentou a coleção Duarte “SS17 Knock Out” no concurso Sangue Novo da ModaLisboa, e foi distinguida com uma Menção Honrosa, que lhe valeu a passagem para a plataforma LAB. Em 2018, apresentou a coleção SS19 na Riga Fashion Week e integrou o showroom do projeto europeu United Fashion, onde voltou a participar em 2021.
Ana Duarte venceu o prémio C.L.A.S.S. Icon 2021: a competição anual para criativos visionários que combinam design, inovação responsável e comunicação, com o objetivo de sensibilizar o consumidor contemporâneo para os novos valores da moda sustentável.
Apaixonada por ilustração, Ana Duarte é ilustradora profissional, com 5 livros publicados. Os estampados da marca DuarteHajime são todos exclusivos, desenvolvidos pela designer, e adaptados ao conceito de cada coleção.
DuarteHajime pretende redefinir o conceito de Streetwear, criando um lifestyle cool. A marca foca-se na sustentabilidade e mistura e criação de diferentes texturas, essencialmente através do desenvolvimento de estampados únicos, e uso de tecidos naturais, técnicos e malhas.
CÉSAR ARAÚJO | CALVELEX / ANIVEC
César Araújo é empresário e Presidente da Direção da ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Moda, tendo cerca de 40 anos de experiência na criação, desenvolvimento e internacionalização de negócios, sobretudo nos setores da Moda e do Vestuário. Filho e neto de alfaiates, herdou o saber-fazer que o conduziu, em 1985, à fundação da CALVELEX, empresa onde desempenha o cargo de CEO. Administrador do CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal e non-executive Board Member da PCIAW – Professional Clothing Industry Association Worldwide (associação internacional sediada no Reino Unido), mantém um papel ativo na indústria portuguesa do vestuário.
MÓNICA SEABRA MENDES | CATÓLICA LISBON SCHOOL OF BUSINESS & ECONOMICS
Mónica Seabra Mendes tem um Mestrado em Gestão do Luxo, da Moda e da Arte pela Universidade Sorbonne (Paris) e licenciatura em Comunicação Empresarial pelo ISCEM, Lisboa. Iniciou a sua carreira no departamento de Imprensa da casa de Alta-Costura Guy Laroche, em Paris, e de seguida ocupou várias funções na área da comunicação e marketing no Grupo L'Oréal. Foi Diretora de Marketing da marca japonesa Shiseido em Portugal e consultora para o mercado ibérico, e Diretora de Marketing do Grupo de Cosmética e Perfumaria francês Clarins, em Espanha e Portugal. É fundadora da Affluencial – uma plataforma dedicada à consultoria e formação na área da gestão de luxo. Dirigiu o Programa Executivo "Luxury Brand Management" em Miami, em parceria com o Institut Supérieur de Marketing du Luxe, de Paris. Foi curadora das experiências internacionais do "Inspirando Mulheres Empreendedoras" no Dubai, Portugal e Itália.
É Diretora do Programa de Gestão do Luxo da Católica Lisbon School of Business & Economics desde 2011, bem como docente na mesma Universidade nas áreas de Serviço de Excelência e Experiência do Cliente. É ainda responsável por vários artigos referentes ao tema do luxo, e oradora convidada em eventos nacionais e internacionais, além de membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa das Marcas de Excelência | Laurel.