CARLOS MOEDAS
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
A Lisboa Fashion Week regressa para a sua 62.ª edição sob o mote FOR GOOD. A ModaLisboa é já um momento ímpar na vida da nossa cidade, e este ano brinda todos os lisboetas com uma mensagem muito forte e extremamente importante: sublinhar o compromisso da Moda e do design em fazer o bem à cidade, às pessoas, ao planeta.
Numa altura em que o diálogo por vezes é tão difícil, olhar para os outros como alguém para com quem temos um dever de bondade, mesmo apesar de todas as diferenças que nos possam separar, é tão desafiante como fundamental. É fazendo o bem, em concreto, nas nossas atividades do dia a dia, na vida de cada pessoa que conhecemos, que o mundo muda. É assim que se constrói comunidade.
Nessa construção o design e a Moda têm desempenhado um papel fundamental, que passa pela expansão dos limites da criatividade humana, pela permanente inovação e, sobretudo, pela capacitação da expressão individual e coletiva. Princípios e valores que seguimos no novo Museu do Design e da Moda – MUDE, que reabre este ano.
Por vezes os nossos problemas do dia a dia fazem-nos esquecer a importância da beleza nas nossas vidas. A beleza não é circunstancial, nem é uma casualidade. É necessária à nossa felicidade. Dá cor às nossas vidas. É isso que a ModaLisboa oferece. Procura tornar o nosso mundo um local mais belo e, tornando-o mais belo, faz dele um local melhor. É verdade que não resolve todos os problemas que temos, mas não há dúvida de que nos tornamos melhores como comunidade.
É esse o mote da Lisboa Fashion Week: fazer o bem procurando a beleza. Tem tanto significado e é tão urgente nas nossas vidas. É uma missão que deve ser abraçada por todos.
Lá estarei na Lisboa Fashion Week à vossa espera!
EDUARDA ABBONDANZA
Presidente da Associação ModaLisboa
Fazer o bem e fazê-lo bem. Parece uma premissa simples, uma mensagem tão óbvia que fica demasiadas vezes por dizer. Mas o compromisso de ação positiva é tudo menos linear: para que se concretize, tem de ser mais que uma missão. Tem de ser a base de todos os gestos, operações, palavras e concretizações. FOR GOOD foi um tema que nos surgiu pela necessidade de responder a um contexto em que somos bombardeados de informação, mas ela chega fragmentada, dispersa e, demasiadas vezes, contraditória. Falo em Moda, sim, mas falo também em sociedade, economia, cultura e política: todas as dimensões em que a Moda existe. E com todo o impacto que a Moda tem. No emprego, na inovação, na liberdade.
A MODALISBOA FOR GOOD, em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, é um evento que assenta numa mensagem clara e direta. Começámos por comunicá-lo através de 18 nomes que são tão próximos de nós quanto desta linha condutora. E agora avançamos, juntando a estes protagonistas e à nossa equipa nuclear mais rostos a cada passo: os Designers, as marcas nacionais, os parceiros e patrocinadores, as equipas de projeto, produção e bastidores, os fotógrafos e videógrafos, os jornalistas e, esperamos nós, todos e cada um que nos visitam entre 7 e 10 de março, no Pátio da Galé. Para fazer bem. Definitivamente.