SANGUE NOVO

SUPPORTED BY  seaside sanguenovo

No dia 11 de outubro, às 18H, os novos concorrentes do concurso SANGUE NOVO supported by Seaside estreiam-se no MUDE - Museu do Design. O primeiro desfile da 63ª Lisboa Fashion Week é também o primeiro contacto dos dez jovens criativos com o público do evento, inaugurando a passerelle da MODALISBOA SINGULAR com projetos que contextualizam as práticas de Moda contemporâneas.

É aqui que se apresentam processos digitais e artificiais de confeção que confrontam tecnologia e sustentabilidade, uma exploração aprofundada de novos materiais e silhuetas que desafiam as leis da física, a elevação do tempo enquanto ingrediente crucial para uma produção responsável, ou a discussão de papéis de género e normas sociais. Além da Seaside, marca portuguesa que mantém o apoio ao concurso cumprindo a sua missão de capacitação da criatividade e sensibilização para a sustentabilidade, as dez coleções voltam a ter o apoio das parcerias têxteis estabelecidas pela Associação ModaLisboa — Calvelex/Fabrics4Fashion, RDD Textiles e Riopele — e, no dia da apresentação, há uma nova adição nos bastidores: os modelos serão penteados por Jean Louis David, no contexto do seu programa de captação de novos talentos.

No fim do desfile, serão anunciados os cinco finalistas do SANGUE NOVO supported by Seaside que, em março de 2025, competem pelos prémios ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design e ModaLisboa x RDD Textiles.

miguel flor juri

MIGUEL FLOR

PRESIDENTE DO JÚRI

Miguel Flor é diretor criativo e editor-in-chief da revista Prinçipal ModaPortugal. Designer de moda de formação, desenvolve projetos de direção criativa, consultoria, curadoria e desenho expositivo na área da moda, assim como na área do design e das artes plásticas. Trabalha igualmente como fotógrafo, tendo um perfil interdisciplinar que deambula entre a fotografia de arte, a fotografia de moda e a fotografia industrial. Em 2020, Miguel Flor lançou, pela Stolen Books, o livro “Boys Appetite”, que compila as primeiras fotografias da série com o mesmo nome.

joana jorge juri

JOANA JORGE

Joana Jorge é gestora de projetos na ModaLisboa, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais. Joana tem tido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art, em Londres, integrou a equipa de design da marca Alberta Ferretti, em Itália. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e pela marca de acessórios Pelcor.

constanca entrudo 1

CONSTANÇA ENTRUDO

Constança Entrudo formou-se em design têxtil pela Central Saint Martins, em Londres, e, antes de fundar o seu estúdio de pesquisa e design, trabalhou para marcas como Balmain, Peter Pilotto e Marques’Almeida. Agora, é a partir do seu atelier em Lisboa que se dedica à experimentação têxtil através de técnicas manuais e ferramentas digitais. Mantendo-se fiel à sua arte, a Designer cria peças únicas, reinventando clássicos e detalhes inesperados. Produz tecidos sustentáveis ​​que desafiam os processos usuais de confeção têxtil, criando com absoluta liberdade a partir de estruturas de design pré-existentes, usando métodos de tentativa e erro para chegar aos materiais exclusivos da marca.

rune park

RUNE PARK

Rune Park é coproprietário da SHEET-1, a nova loja multimarcas de luxo de Lisboa. Com mais de 20 anos de experiência em retail online e offline, é sócio da agência de consultoria de Moda, ANTOINE & PARK.
Na última década, trabalhou com uma ampla rede internacional de retailers e marcas de Moda e o seu foco principal é “O Novo Luxo”.

ana tavares juri

ANA TAVARES

Formada em Engenharia Química, Ana Tavares liderou, durante cinco anos, o departamento de sustentabilidade da Tintex Textiles, focado na inovação de produtos e serviços, garantindo a certificação e rastreabilidade de processos. Até março de 2021, foi responsável pela Comunicação e Parcerias da Smartex, uma startup que desenvolve tecnologia com base em inteligência artificial para a deteção de defeitos na produção de malhas circulares, de onde saiu para coordenar a Agenda Estratégica para a Sustentabilidade e Economia Circular no CITEVE - Centro tecnológico para as indústrias têxtil e do vestuário em Portugal. Atualmente, é CEO da RDD, empresa do Grupo Valerius que desenvolve e amplia tecnologias para a indústria têxtil.

olivia spinelli

OLIVIA SPINELLI

Formada em Design de Moda pela Universidade de Urbino, Olivia Spinelli começou a trabalhar para as linhas jovens criadas por grandes marcas de moda nos anos 1990: D&G para Dolce & Gabbana, VERSUS para Versace, G GIGLI e GF FERRE woman. Na área da moda infantil trabalhou para o grupo Zannier, desenhando a coleção LEVI'S kids/júnior, I Pinco Pallino e Dirk Bikkembergs. Desde 2008, trabalha como freelancer e é responsável pela coordenação da área de Design de Moda no IED Moda Milano, para os cursos de três anos, é professora do segundo ano de coleção feminina e infantil, tutora de workshops e projetos de tese. Em março 2020, assume o cargo de diretora artística da escola.

ied

Prémio ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design

- Master em Fashion Brand Management no IED Firenze (9 meses, com início em novembro de 2025), no valor de 24.000 euros;
- Bolsa de 4.000 euros.

rdd award

Prémio ModaLisboa x RDD Textiles

- Estágio de 3 meses na RDD Textiles (alojamento incluído), para desenvolvimento de coleção com materiais/processos inovadores da RDD, alternativos aos convencionalmente produzidos;
- Bolsa de 1.750 euros.

showpress award

Prémio ModaLisboa x Showpress

- Assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress.

jean louis david logo
fabrics4fashion
riopele