SINGULAR TECH FOR A PLURAL FUTURE
10 OUT ’24 – 17H
REGISTO OBRIGATÓRIO, AQUI
A relação entre Tecnologia e Moda é simbiótica, concreta e histórica. Mas nos últimos anos ganhou um novo adjetivo: transversal. A aceleração desta interseção disciplinar multiplicou as soluções de educação, criação, produção e comunicação com a introdução de ferramentas como modelagem 3D, Inteligência Artificial e Novos Media. Esta elevação do digital a um papel singular no futuro da Indústria vai ser clarificada por um painel de oradores cujas práticas se expandem do ensino ao design e pensamento artístico.
HOST: RUI MARIA PÊGO
35 anos. 16 deles passados entre a Rádio, o Teatro e a Televisão. Licenciado em História pela Universidade Nova de Lisboa, e Mestre em Fine Arts in Professional Acting pela Bristol Old Vic Theatre School (UK), é autor de "Filho da Mãe", série satírica que estreou, no Canal Q, em 2015. Já apresentou programas nos três canais generalistas de televisão e inventou outros tantos em várias estações de rádio (Radar, Sudoeste, Mega Hits), estando hoje na Rádio Comercial, onde conduz o programa/podcast de entrevistas "Debaixo da Língua", e "TNT- Todos no Top".
Fechou 2023 numa produção para a BBC Radio Three sobre o poeta Fernando Pessoa, "All I Was When I Wasn't Anyone", depois de ser um dos quatro artistas portugueses na "École des Maîtres" do encenador franco-argentino Marcial di Fonzo Bo, e um dos atores escolhidos para a edição número 8 de "Passaporte Lisboa", uma iniciativa da Academia Portuguesa de Cinema.
Apaixonado por Moda, foi considerado Personalidade do Ano para a ILGA Portugal em 2017 e, em 2018, capa da revista GQ Portugal.
Depois de "Water Party", um espetáculo de teatro distópico criado por Mimi Collins em Londres, seguem-se as estreias da série da RTP "Erro 404", do filme "Prisma" de Sónia Balacó e Zé Bernardino, e também da quarta temporada de "Im-pertinente", o podcast da Fundação Francisco Manuel dos Santos, onde Rui Maria Pêgo faz par com a neurocientista Luísa Lopes para desvendar os mistérios do cérebro.
A primeira vez que entrou na ModaLisboa tinha quinze anos, e desde aí nunca parou de voltar.
ANTONIO D'ADDIO | IED - ISTITUTO EUROPEO DI DESIGN
Antonio D'Addio é um artista interdisciplinar, atualmente a viver entre Londres e Milão. A sua prática baseia-se na hibridização de diferentes técnicas, combinando artes digitais (criação de imagens e vídeos, gráficos 3D) e belas-artes (desenho e escultura). A sua pesquisa foca-se na relação entre o ser humano e a Terra, explorando temas de reciprocidade e trabalhando na reconstrução de um sentido de comunidade.
Exibiu os seus trabalhos na Bienal de Veneza de 2017, no Palazzo Pitti, na Torre Pirelli, no Teatro Litta e no Teatro Giuseppe Verdi. Foi vencedor do "Prémio Franca Sozzani 2017", "Vogue Talents Master Style" e da residência artística da "Murze Magazine UK".
Trabalhou para Vivienne Westwood, Moschino, Hermès, Vogue Italia, Pitti Immagine, Ducati e Martini. As suas obras foram publicadas na Vogue Italia, GQ, La Repubblica e Il Mattino. Desde 2020, é professor no IED – Istituto Europeo di Design.
JOSÉ SOBRAL | PAATIFF
José Sobral é o Generative AI Lead na Revolve e fundador da marca Paatiff, vencedora da primeira AI Fashion Week, um evento dedicado à Moda gerada com recurso a inteligência artificial. Em 2023, criou o estúdio Paatiff com o objetivo de integrar a criação de Moda com tecnologias emergentes, como a IA. Nesse mesmo ano, fruto da AI Fashion Week, produziu em Los Angeles uma coleção de womenswear em colaboração com a empresa americana Revolve. A sua estética é marcada pelo uso de luz, pele, sombras, materiais inovadores e pela desconstrução de peças clássicas. Em 2024, apresentou a sua colaboração com a marca portuguesa Lion of Poches, novamente unindo IA, sustentabilidade e uma abordagem estética de Workwear.
TUPAC MARTIR | SATORE STUDIO
Tupac Martir é um artista digital multidisciplinar premiado, com um portefólio que vai do design de iluminação à realidade performativa, utilizando soluções tecnológicas ad-hoc avançadas na música, teatro, Moda, ópera e exposições.
Depois de décadas a explorar a tecnologia, a ciência e a arte, os trabalhos recentes de Tupac debruçam-se sobre LLM (Large Language Model), VR (Realidade Virtual) e VP (Presença Digital), para expandir e diluir as fronteiras do entretenimento, dos media, do teatro e da arte, com peças pioneiras como "UNIQUE".
No design de iluminação, Tupac foi recentemente premiado com o Profile Award em Outstanding Achievement in Innovation pelo seu trabalho em "Find your Eyes", do coreofotologista britânico Benji Reid.
Disponível brevemente