rodrigo gomes

Rodrigo Gomes

Workstation New Media

Rodrigo Gomes (Faro, 1991) é artista Luso-Brasileiro. Vive e trabalha em Lisboa. Através da escultura e do uso de novos media, o seu trabalho artístico centra-se na forma como as técnicas contemporâneas e as hipertecnologias mediais filtram a realidade e influenciam aspetos socioeconómicos no mundo. Expôs em diversos países, tais como China, Sérvia, Grécia, Itália, EUA, Polónia, França e Portugal.
Em 2021, ganhou o prémio D-Normal / V-Essay Floating Points em Hong Kong (CH), em 2020 o Prémio Black Raven (PT) e em 2017 o Prémio Sonae Media Art (PT).

ARIANE é um vídeo deepfake da Ariwasabi, a modelo mais famosa e desconhecida mundialmente do site de banco de imagens Shutterstock. Biliões de pessoas cruzam-se com a sua cara no dia-a-dia e ninguém se apercebe da sua existência. Uma imagem fantasma. Num mundo em que a difusão de imagens é regida pelo seu próprio consumo, a realidade revela-se esquizofrénica.
A aprendizagem automática da máquina está a conduzir-nos para um futuro onde novas palavras poderão ser colocadas em discursos, imagens de perfis de redes sociais e de celebridades são transformadas em atrizes porno e vídeos são modificados para introduzir pessoas em lugares que nunca estiveram. Levando-nos a acreditar de que determinado evento ocorreu para influenciar decisões e alimentar novos tipos de violências invisíveis e desconhecidas. Há que tomar colírio para que as nossas pupilas passem a conhecer uma realidade que, através do mínimo erro, se revela pré-desenhada.