Teatro, Moda
Depois de um percurso de grande sucesso em vários palcos internacionais, LACRIMA, espetáculo de teatro escrito e encenado por Caroline Guiela Nguyen, chega a Lisboa nos dias 9 e 10 de janeiro de 2026, para apresentações no Grande Auditório do CCB.
A ação decorre em Londres, em 2025, e tem como ponto de partida o noivado da Princesa de Inglaterra, que encomenda o seu vestido de casamento a uma prestigiada casa de Alta-Costura francesa situada na Rue du Faubourg Saint-Honoré, em Paris.
A partir dessa encomenda excecional, LACRIMA acompanha, ao longo de oito meses, todas as mãos envolvidas no processo de confeção de um vestido destinado a entrar para a História. Sob rigorosas cláusulas de confidencialidade, o espetáculo percorre três ateliers ligados pelo trabalho, pelo saber-fazer e pelo segredo: a maison parisiense de Alta-Costura, um atelier de bordados em Mumbai e a oficina de renda de Alençon. No centro desta narrativa estão mulheres e homens que são postos à prova pela exigência extrema do trabalho e por histórias herdadas e mantidas sob silêncio.
Transformando o palco num intenso espaço de trabalho, LACRIMA dá visibilidade a artesãos frequentemente invisíveis e questiona, a cada momento, os limites entre a dedicação absoluta e a autodestruição. No silêncio imposto pelo segredo, o espetáculo questiona o frágil equilíbrio entre aquilo que nos destrói e aquilo que nos permite continuar.
Mais informações e bilhetes, aqui.