
ModaLisboa, amanhã
Depois do sucesso do primeiro ano, a Associação ModaLisboa, com o apoio continuado da PVH Foundation, apresenta a segunda edição do programa de impacto social amanhã.
Com base na premissa de que a informação e a educação são pilares essenciais para um setor mais dinâmico, o amanhã volta para capacitar jovens numa fase determinante da sua formação. Este projeto inovador de impacto social continua a sua missão de impulsionar a inclusão e ampliar as oportunidades de emprego na Indústria de Moda em Portugal, promovendo a divulgação das carreiras com maior empregabilidade — nomeadamente em áreas em crescimento como Sustentabilidade e Tecnologia — junto de alunos de contextos sociais e económicos diversificados.
A primeira fase do programa impactou mais de 300 alunos do ensino secundário, sensibilizando-os para o vasto leque de oportunidades existentes na Indústria de Moda, através de sessões informativas que abordaram temas como a Produção Responsável, o Trabalho Artesanal e a Inovação Tecnológica. Em 2025, o projeto pretende envolver mais jovens, visitando escolas das áreas metropolitanas de Lisboa e Porto — regiões do país com maior diversidade de comunidades. Os dados recolhidos na primeira edição são o maior incentivo de continuidade: 94% dos alunos disse ter aprendido algo que não sabia sobre a Indústria de Moda, 74% afirmou ter uma ideia pré-concebida que foi desmistificada pela apresentação, e 90% expressou interesse em considerar uma carreira no setor.
Os alunos presentes na ação nas escolas podem, de seguida, candidatar-se a uma residência de cinco dias em Lisboa. A segunda fase do amanhã é focada na formação, e os dez jovens selecionados pela sua aptidão e motivação receberão workshops e mentorias, farão visitas a agências de comunicação e museus, entre outras experiências imersivas. A residência terá como mentores nomes como Constança Entrudo, Joana Duarte (BÉHEN) ou Sónia Jesus, e as sessões serão planeadas de forma a construir um programa compreensivo cujo objetivo é ter contacto direto com profissionais da indústria, promovendo boas práticas e estimulando o pensamento crítico.
No fim da residência, os mentores e a equipa da Associação ModaLisboa avaliarão o corpo de trabalho e selecionarão o aluno vencedor da bolsa de estudo amanhã, no valor de 15 mil euros, e que inclui um curso em Moda, de 18 meses, no Modatex Porto e numa área de formação de Moda à escolha.
Reforçando o compromisso com a formação e diversidade de talento jovem, o amanhã continua a promover este ecossistema fértil com grande potencial de crescimento, numa Indústria de Moda que precisa urgentemente de captar novas vozes, novas perspetivas e novos talentos. É que o futuro é já amanhã.
Mais sobre o projeto, aqui.
OVERVIEW EDIÇÃO 2024
RELACIONADAS
MODALISBOA LANÇA PROGRAMA “AMANHÔ, COM O APOIO DA PVH FOUNDATION
amanhã é um programa de impacto social pioneiro, desenhado para jovens, que pretende promover a inclusão e criar novas oportunidades de emprego na Indústria de Moda nacional.