Moda, Indústria Têxtil e do Vestuário
Na noite de 11 de dezembro, o CENIT – Centro de Inteligência Têxtil, em parceria com a ANIVEC – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confeção, promoveu a cerimónia de entrega dos Prémios de Excelência Empresarial 2025, iniciativa que reconhece o mérito e a capacidade de inovação das empresas portuguesas da Indústria Têxtil e do Vestuário, reforçando a projeção do setor nos mercados nacional e internacional.
O evento, com curadoria artística e produção da Associação ModaLisboa, realizou-se no Palácio da Bolsa, no Porto, e distinguiu seis empresas que se destacaram pela evolução tecnológica, expansão internacional, compromisso com práticas sustentáveis e visão estratégica de futuro. Na categoria Investimento, a distinção foi atribuída à Fapomed, enquanto a Fortiustex recebeu o prémio de Exportação pelo seu crescimento além-fronteiras. A Cunha & Ribeiro foi reconhecida pelo Volume de Negócios alcançado, e a CBI destacou-se em Indústria 4.0 pela sua liderança tecnológica. O prémio Marca foi atribuído à Play Up, pelo seu posicionamento inovador, e a Twintex foi distinguida com o prémio Sustentabilidade, pelo compromisso contínuo com práticas responsáveis.
Os Prémios de Excelência integraram o evento MODAPORTUGAL LINKS, que incluiu também o Concurso Europeu de Jovens Designers de Moda, marcando o culminar de uma ação de promoção da Indústria Têxtil e do Vestuário (ITV) nacional junto de Designers e jornalistas europeus especializados.
Nos dias 9 e 10 de dezembro, os participantes tiveram a oportunidade de visitar cinco empresas e centros tecnológicos de referência — CITEVE, INOVAFIL, Irmãos Rodrigues, Pedrosa Rodrigues e Valérius 360 —, ficando a conhecer de perto as dinâmicas e a capacidade produtiva do setor.
No dia 11 de dezembro, dezoito jovens Designers provenientes de oito escolas europeias de prestígio — Aalto University (Finlândia), Institut Français de la Mode (França), Polimoda (Itália), ESAD, Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e Modatex Porto (Portugal), London College of Fashion (Reino Unido) e HEAD Genève (Suíça) — reuniram-se no Palácio da Bolsa para apresentar os seus projetos a um júri internacional presidido por Eduarda Abbondanza e composto por Adriano Batista, Inês Amorim, Reid Baker, Livio Facchini, Miguel Flor, Mira Wanderlust e Serge Carreira. As coleções foram posteriormente apresentadas em desfile.
O Prémio de Melhor Coleção foi atribuído a Vicente Aycaguer, do Institut Français de la Mode. O concurso distinguiu ainda um Designer por cada país participante: Tilda Wallius (Aalto University, Finlândia), Nancen Capici (Polimoda, Itália), Sílvia da Torre (Modatex Porto, Portugal), Alaa Alaradi (HEAD Genève, Suiça) e Calum Holmes (London College of Fashion, Reino Unido). Vicente Aycaguer conquistou também a distinção referente a França.
O MODAPORTUGAL LINKS integra o Projeto Lusitano, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus Next Generation EU.
FOTO EM DESTAQUE (da esquerda para a direita): Looks do projeto distinguido com o Prémio de Melhor Coleção, Luís Figueiredo, Eduarda Abbondanza, César Araújo e Vincent Aycaguer. Fotografia Luís Miguel Fonseca