ModaLisboa, Moda, Sustentabilidade
Depois do sucesso do beat by be@t 2023, o BCSD Portugal lança a segunda edição do programa de inovação em sustentabilidade para a Indústria Têxtil e da Moda. As candidaturas para a primeira fase do programa estão abertas até 15 de março de 2024, aqui.
O beat by be@t é um programa regenerador da Indústria Têxtil e da Moda nacional — integrado no projeto-maior be@t – Bioeconomia na indústria têxtil, liderado pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário e do qual o BCSD Portugal faz parte — que visa fomentar a inovação colaborativa entre novos talentos e empresas têxteis, de forma a potenciar o lançamento de novos produtos circulares e a otimização processos de forma inteligente e mais sustentável. O programa compreende duas fases: Ideação e Aceleração.
A primeira fase, beat by be@t Ideação, decorre até março e pretende estimular a criatividade de Designers de Moda, gestores e engenheiros têxteis, convidando-os a criarem soluções circulares, com base nos princípios da eco-engenharia e do eco-design. Os candidatos terão acesso a um hackathon de dois dias e meio (18 a 20 de março de 2024), a realizar no CITEVE, onde serão desafiados pelas empresas têxteis Adalberto, Casa da Malha, Be.Simple, Jadifex e Maxigrau a criarem uma solução têxtil circular que considere temas importantes da sustentabilidade, como a redução ou o reaproveitamento de desperdício, a eficiência produtiva e novos processos, modelos de negócio com base nos princípios da economia circular e da bioeconomia, entre outros. Todas as equipas serão acompanhadas e apoiadas por mentores experientes e terão acesso a workshops e módulos de capacitação e de boas práticas pelos parceiros da comunidade be@t.
Depois de lançados os desafios e de cada uma das cinco empresas selecionar um projeto vencedor na área do têxtil e da Moda, começa a segunda fase do programa, beat by be@t Aceleração, que decorrerá de abril a outubro de 2024. Os vencedores do beat by be@t Ideação irão juntar-se a cinco empresas com o objetivo de criar projetos-piloto de cariz sustentável e circular.
Cada projeto será acompanhado por mentores experientes na área e testemunhado por diários de bordo. Paralelamente, a equipa do BCSD Portugal, bem como a Associação ModaLisboa, parceira do programa, acompanharão cada equipa e darão formação em temas fundamentais relacionados com a sustentabilidade do setor. Os projetos finais serão apresentados na edição de outubro de 2024 da Lisboa Fashion Week.
“Promover a circularidade da Moda implica mudar o atual paradigma linear de produção e consumo, evoluindo para um modelo circular. Os principais desafios de um projeto como o beat by be@at implica estimular a criatividade a favor da preservação dos recursos naturais, da mitigação das mudanças climáticas, da redução da poluição, da geração de empregos verdes e da promoção de uma cultura de responsabilidade e sustentabilidade”, refere Filipa Pantaleão, Secretária-Geral do BCSD Portugal.
Mais informações sobre o programa beat by be@t, aqui.
RELACIONADAS
DESIGNER NEWS
Os Designers da ModaLisboa estendem a sua presença pela cidade, e não só, nos meses de novembro e dezembro.
“CARIÁTIDE N.02” DE IVAN HUNGA GARCIA EM EXIBIÇÃO NA BARBICAN ART GALLERY
O Designer português Ivan Hunga Garcia é um dos nomes em destaque na exposição "Dirty Looks: Desire and Decay in Fashion".
DINO ALVES LANÇA NOVO WEBSITE
Dino Alves reforça a sua presença digital e oferece ao público uma nova forma de explorar o seu criativo e multifacetado percurso.
MODALISBOA BASE NA RTP: CINCO DIAS DE MODA, CIDADE E PENSAMENTO
A MODALISBOA BASE expande-se para lá dos espaços físicos e chega agora à televisão.
JÁ SÃO CONHECIDOS OS FINALISTAS DO CONCURSO SANGUE NOVO SUPPORTED BY SEASIDE
Adja Baio, Ariana Orrico, Mafalda Simões, Mariana Garcia e Usual Suspect são os finalistas do Concurso de Jovens Designers.
MODALISBOA BASE VAI COMEÇAR
A 65ª edição da Lisboa Fashion Week propõe uma semana dedicada à reflexão, criação e experimentação, cruzando Moda de Autor, sustentabilidade, tecnologia e herança cultural.
MODALISBOA BASE | PATROCINADORES E PARCEIROS
Damos início a mais uma edição da Lisboa Fashion Week com o devido agradecimento aos nossos patrocinadores e parceiros.
MODALISBOA BASE | EVENTOS ABERTOS AO PÚBLICO
A MODALISBOA BASE afirma-se como uma plataforma cultural onde a Moda de Autor se abre à cidade, convocando diferentes públicos para um exercício de partilha coletiva.
MODALISBOA BASE | FASHION HOUSE
A FASHION HOUSE afirma-se como plataforma de ativação cultural, onde se cruzam práticas e discursos que informam o presente e interrogam o presente da Moda.
MODALISBOA NA AVENIDA
ModaLisboa na Avenida inscreve-se como extensão da Lisboa Fashion Week para a artéria da cidade, através de uma parceria com a Associação da Avenida da Liberdade.