ModaLisboa, Moda, Sustentabilidade
Depois do sucesso do beat by be@t 2023, o BCSD Portugal lança a segunda edição do programa de inovação em sustentabilidade para a Indústria Têxtil e da Moda. As candidaturas para a primeira fase do programa estão abertas até 15 de março de 2024, aqui.
O beat by be@t é um programa regenerador da Indústria Têxtil e da Moda nacional — integrado no projeto-maior be@t – Bioeconomia na indústria têxtil, liderado pelo CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário e do qual o BCSD Portugal faz parte — que visa fomentar a inovação colaborativa entre novos talentos e empresas têxteis, de forma a potenciar o lançamento de novos produtos circulares e a otimização processos de forma inteligente e mais sustentável. O programa compreende duas fases: Ideação e Aceleração.
A primeira fase, beat by be@t Ideação, decorre até março e pretende estimular a criatividade de Designers de Moda, gestores e engenheiros têxteis, convidando-os a criarem soluções circulares, com base nos princípios da eco-engenharia e do eco-design. Os candidatos terão acesso a um hackathon de dois dias e meio (18 a 20 de março de 2024), a realizar no CITEVE, onde serão desafiados pelas empresas têxteis Adalberto, Casa da Malha, Be.Simple, Jadifex e Maxigrau a criarem uma solução têxtil circular que considere temas importantes da sustentabilidade, como a redução ou o reaproveitamento de desperdício, a eficiência produtiva e novos processos, modelos de negócio com base nos princípios da economia circular e da bioeconomia, entre outros. Todas as equipas serão acompanhadas e apoiadas por mentores experientes e terão acesso a workshops e módulos de capacitação e de boas práticas pelos parceiros da comunidade be@t.
Depois de lançados os desafios e de cada uma das cinco empresas selecionar um projeto vencedor na área do têxtil e da Moda, começa a segunda fase do programa, beat by be@t Aceleração, que decorrerá de abril a outubro de 2024. Os vencedores do beat by be@t Ideação irão juntar-se a cinco empresas com o objetivo de criar projetos-piloto de cariz sustentável e circular.
Cada projeto será acompanhado por mentores experientes na área e testemunhado por diários de bordo. Paralelamente, a equipa do BCSD Portugal, bem como a Associação ModaLisboa, parceira do programa, acompanharão cada equipa e darão formação em temas fundamentais relacionados com a sustentabilidade do setor. Os projetos finais serão apresentados na edição de outubro de 2024 da Lisboa Fashion Week.
“Promover a circularidade da Moda implica mudar o atual paradigma linear de produção e consumo, evoluindo para um modelo circular. Os principais desafios de um projeto como o beat by be@at implica estimular a criatividade a favor da preservação dos recursos naturais, da mitigação das mudanças climáticas, da redução da poluição, da geração de empregos verdes e da promoção de uma cultura de responsabilidade e sustentabilidade”, refere Filipa Pantaleão, Secretária-Geral do BCSD Portugal.
Mais informações sobre o programa beat by be@t, aqui.
RELACIONADAS
RICARDO ANDREZ APRESENTA CAMPANHA PARA A ÉPOCA FESTIVA
Ricardo Andrez colaborou com Pedro Ventura na criação de um estampado exclusivo que torna a sua coleção FW 24/25 única.
AMMA GALLERY APRESENTA PROJETO (RE)VESTE, TECENDO TRANSFORMAÇÃO
Inaugura a 12 de dezembro, na AMMA Fashion Design Gallery, em Matosinhos, a exposição do projeto (re)veste, Tecendo Transformação.
MODAPORTUGAL LINKS: PRÉMIOS DE EXCELÊNCIA EMPRESARIAL & CONCURSO EUROPEU DE JOVENS DESIGNERS
O evento MODAPORTUGAL LINKS realizou-se no dia 5 de dezembro, no Palácio da Bolsa, no Porto.
MODAPORTUGAL LINKS
No dia 5 de dezembro, o Palácio da Bolsa, no Porto, recebe o evento MODAPORTUGAL LINKS, uma iniciativa do CENIT em parceria com a ANIVEC.
AEG LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DO AEG FASHION CHALLENGE
A marca AEG reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, ao lançar a segunda edição do concurso de upcycling, AEG Fashion Challenge.
MUDE ACOLHE E COORGANIZA CONFERÊNCIA “CODES OF CONDUCT. RESPONSIBILITY AND ETHICS IN FASHION HERITAGE”
A conferência realiza-se nos próximos dias 21 e 22 de novembro, no MUDE, com entrada gratuita e mediante inscrição obrigatória.
MUDE INAUGURA EXPOSIÇÃO “PARA QUE SERVEM AS COISAS?”
"Para Que Servem as Coisas?" pretende fazer uma releitura da história do design através de uma viagem retrospetiva de 1900 a 2020.
JÁ SÃO CONHECIDOS OS FINALISTAS DO CONCURSO SANGUE NOVO SUPPORTED BY SEASIDE
Dri Martins, Duarte Jorge, Francisca Nabinho, Gabriel Silva Barros e Ihanny Luquessa são os finalistas do Concurso de Jovens Designers.
MODALISBOA SINGULAR COMEÇA HOJE
A 63ª edição da Lisboa Fashion Week foi desenhada em coorganização com a Câmara Municipal de Lisboa, para que seja SINGULAR.
MODALISBOA SINGULAR | LOUNGE
A Área Social da MODALISBOA SINGULAR é pensada para oferecer aos convidados da Lisboa Fashion Week uma experiência imersiva, antes e depois dos desfiles.