Moda
O ICE-Instituto pelo Comércio Externo italiano, em colaboração com a Embaixada de Itália em Lisboa e com o CNA Federmoda no âmbito do projeto internacional WeLoveModaInItaly, organizou um evento de Moda para apresentar ao público português as propostas de uma seleção de Designers italianos: Cló di Claudia B., Daphné Sanremo, Lidosettantaquattroh, Maison Luigi Borbone e Syrtaria – L’arte del cucito.
O evento constituiu uma importante montra para o Made in Italy, evidenciando como a indústria de Moda italiana continua a ser uma referência de excelência e inovação, desde as técnicas tradicionais de alfaiataria até ao design mais contemporâneo e vanguardista.
Ao desfile seguiu-se um momento de convívio que permitiu aos profissionais da indústria italiana e portuguesa aprofundar o diálogo com as principais personalidades italianas presentes no evento, incluindo uma representação de empresários e jornalistas locais, tendo em vista futuras colaborações.
O Embaixador Claudio Miscia, no seu discurso de abertura, ressaltou a riqueza do território italiano, que vem da sua história. Muitas cidades de Itália foram capitais, não apenas políticas e económicas, mas também artísticas: “Roma, Milano, Firenze, Ravenna, Torino, Palermo, Napoli, Modena, Parma… são cidades repletas de beleza. Os italianos nascem, vivem e crescem nessa beleza.” É por causa dessa riqueza artística que os italianos têm “a capacidade de ver e criar coisas lindas. A Moda é uma das belezas que nós sabemos criar”.
Através destas iniciativas, a Embaixada de Itália confirma o seu papel decisivo na promoção e apoio à excelência italiana no estrangeiro. Um compromisso que continua a reforçar as relações entre Itália e Portugal, unindo duas culturas ricas em história e tradição através de uma paixão comum pela arte e pela beleza.
FOTOS: Alessia Bonfanti / Ivan Cupini