Moda
De que forma podemos pensar o corpo e o seu movimento? Esta é a pergunta a que o coreografo João dos Santos Martins pretende responder com a sua nova criação “Vida e Obra”. Constança Entrudo assina os figurinos deste espetáculo inédito de dança, que tenta curvar o tempo para a frente e para trás, e sobe ao palco da Culturgest, nos dias 16, 17 e 18 de maio.
João dos Santos Martins trabalha a partir e através da dança, e da sua história, a relação entre prática e discurso e as contradições inerentes à atividade de dançar.
O artista começou por estudar na Escola Superior de Dança, em Lisboa, e na P.A.R.T.S., em Bruxelas, e concluiu os seus estudos entre o e.x.er.c.e, em Montpellier, e o Instituto para Estudos Aplicados ao Teatro, em Giessen. Desde 2008, tem articulado a sua prática entre a criação de peças e a colaboração como bailarino com outros autores como Ana Rita Teodoro, Eszter Salamon, Moriah Evans e Xavier Le Roy.
Na sua nova obra “Vida e Obra” há uma tentativa de curvar o tempo para a frente e para trás, como um processo de memória e de devir simultâneo. “O mundo está constantemente a escapar-nos. O presente é um lugar de disputa entre o passado vivido e o futuro por vir. Como pensar o corpo e o seu movimento como um rastro e ao mesmo tempo uma projeção? Habitar uma temporalidade espiralar na qual o corpo vibra em escuta profunda, contra a linearidade e o separatismo espacial. Desarmar as categorias de sujeito e de objeto para ser-se movido por algo além de si mesmo. Um esforço de convivência de linguagens entre movimento e voz que ressoam e fazem o corpo transbordar enquanto textura, sensualidade e sensação”, explica.
RELACIONADAS
AEG LANÇA SEGUNDA EDIÇÃO DO AEG FASHION CHALLENGE
A marca AEG reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, ao lançar a segunda edição do concurso de upcycling, AEG Fashion Challenge.
MUDE ACOLHE E COORGANIZA CONFERÊNCIA “CODES OF CONDUCT. RESPONSIBILITY AND ETHICS IN FASHION HERITAGE”
A conferência realiza-se nos próximos dias 21 e 22 de novembro, no MUDE, com entrada gratuita e mediante inscrição obrigatória.
MUDE INAUGURA EXPOSIÇÃO “PARA QUE SERVEM AS COISAS?”
"Para Que Servem as Coisas?" pretende fazer uma releitura da história do design através de uma viagem retrospetiva de 1900 a 2020.
SIMULACRA – ISZA x ADVERSA STUDIO
ISZA, vencedora do prémio ModaLisboa x IED da última edição do concurso Sangue Novo, junta-se a Adversa Studio em SIMULACRA.
CONSTANÇA ENTRUDO APRESENTA COLEÇÃO SS25 EM NOVA IORQUE
Constança Entrudo apresenta hoje a sua coleção primavera-verão 2025 na galeria de arte, 99 Canal, em Nova Iorque.
MUDE REABRE COM EXPOSIÇÃO SOBRE O EDIFÍCIO
O MUDE - Museu do Design reabriu ao público no dia 25 de julho, com a exposição "O Edifício em Exposição".
GLOBOS DE OURO: NOMEADOS NA CATEGORIA DE MODA
Ana Duarte, Constança Entrudo, Joana Duarte, Luís Pereira e a dupla Manuel Alves / José Manuel Gonçalves são os nomeados para os Globos de Ouro, na categoria de Moda - Personalidade do Ano.
CALEIDOSCÓPIO, LENÇO SOLIDÁRIO ASSINADO POR FILIPE FAÍSCA
A Fundação Rui Osório de Castro comemora 15 anos com o lançamento de Caleidoscópio, um lenço especial desenvolvido por um grupo de crianças com cancro e o Designer de Moda, Filipe Faísca.
VALENTIM QUARESMA ASSINA FIGURINOS DA PEÇA “PROMETEU AGRILHOADO”
Valentim Quaresma é o autor dos figurinos e adereços do espetáculo “Prometeu Agrilhoado”, em cena até ao dia 27 de julho, no Museu de Lisboa - Teatro Romano.
P’LA ARTE CREATIVE ROOM
P’LA ARTE Creative Room é o novo espaço pop-up dedicado à Moda de Autor, em Lisboa.