Moda
Em maio, os Designers da ModaLisboa reforçam a sua presença em Lisboa, online e no circuito internacional, através de um conjunto de iniciativas que cruzam Moda e Arte.
Até 31 de maio, a Kintu Studio Store, em Lisboa, recebe uma pop-up store de Ricardo Andrez, onde é apresentada uma seleção especial de peças do Designer portuense.
No dia 7 de maio, o Studio2M, em Nova Iorque, inaugura a exposição “Ad Hoc”, que apresenta o mais recente projeto de Constança Entrudo, desenvolvido em colaboração com a artista francesa Marie Hazard. Patente até 12 de junho, a exposição explora materiais e referências partilhadas, propondo um diálogo entre Arte e Moda. Os têxteis surgem como um campo intuitivo e experimental, onde o tecido se transforma em estrutura e é levado ao seu limite.
A Béhen disponibiliza a coleção SS26 na sua loja online a partir de 8 de maio e abre as portas do seu atelier, esta sexta-feira e sábado, para que as convidadas e admiradoras do seu trabalho possam experimentar pessoalmente os vestidos da coleção. Entre 27 e 31 de maio, a marca apresenta a instalação “Atrás da Cortina Mora o Tempo” na loja A Vida Portuguesa, no Intendente. Desenvolvida em colaboração com a empresa Bordal, a obra materializa-se numa série de cortinas de organza que reinterpretam motivos do arquivo histórico de bordados tradicionais da Madeira da Bordal. Em paralelo, será exibida uma curta-metragem documental de Matilde César que revela um olhar íntimo sobre o processo criativo.
A marca DuarteHajime promove uma nova Archive Sale — com descontos até 80% — no dia 9 de maio, no seu estúdio em Lisboa (Rua Amarelle 8C). A iniciativa estende-se também à loja online, nos dias 9 e 10 de maio.
Por sua vez, Gonçalo Peixoto lança uma coleção de sportswear em colaboração com a marca portuguesa de vestuário e equipamento para padel e pickleball, QUAD. Pensada para responder às diferentes necessidades de quem pratica desporto e adaptar-se a vários ritmos e contextos, a coleção alia funcionalidade e estética, integrando peças como macacões, leggings, sweatshirts, tops, calções e fatos de treino, bem como acessórios — de meias a malas e sapatilhas desportivas — já disponíveis na loja online da QUAD.