SANGUE NOVO
SUPPORTED BY
Afonso Afonso
Ana Maricato
Bárbara Atanásio
Finalista
Çal Pfungst
Finalista
Diogo Mestre
Finalista
Gabriel Bandeira
Finalista
Isza
Finalista
Izabel Monnerat
Maria do Carmo Studio
Finalista
Maria Miguel Martins
Afonso Afonso, Ana Maricato, Bárbara Atanásio, Çal Pfungst, Diogo Mestre, Gabriel Bandeira, Isza, Izabel Monnerat, Maria do Carmo Studio e Maria Miguel Martins foram os dez jovens Designers selecionados para o concurso Sangue Novo supported by Seaside.
Analisar estas dez coleções é também fazer uma auscultação à visão da nova geração do Design de Moda para o presente e o futuro do setor — e, por conseguinte, das problemáticas identitárias e sociais que são, atualmente, o motor da criação.
Os projetos, materializados com o apoio das parcerias têxteis ModaLisboa (Calvelex/Fabrics4Fashion, RDD Textiles e Riopele) têm uma preocupação transversal com a utilização de processos de confeção com menor impacto ambiental. Além do habitual recurso a deadstock e upcycling, os jovens Designers utilizam estampados feitos a partir de processos naturais, recorrem a mono-materiais, fibras naturais, materiais recicláveis e impressões 3D. Quanto ao conceito, a interpretação da realidade desdobra-se no deslumbramento com o novo — seja ele tão simples como uma textura, ou tão complexo como um mundo de ficção —, na metamorfose e transformação, na identidade que transcende o que é estático, na gentrificação e até na beleza da rotina.
No dia 6 de outubro de 2023, a MODALISBOA À LA CARTE recebeu os dez projetos do concurso que voltou a ter o apoio da Seaside, e nesse mesmo dia anunciou os finalistas que, em março de 2024, competem pelos prémios IED - Istituto Europeo di Design e RDD Textiles. Os finalistas Bárbara Atanásio, Çal Pfungst, Diogo Mestre, Gabriel Bandeira, Isza e Maria do Carmo Studio começam desde já a trabalhar na próxima coleção, a ter representação no showroom Showpress, bem como sessões de mentoria com o painel de jurados.
MIGUEL FLOR
PRESIDENTE DO JÚRI
Miguel Flor é diretor criativo e editor-in-chief da revista Prinçipal ModaPortugal. Designer de moda de formação, desenvolve projetos de direção criativa, consultoria, curadoria e desenho expositivo na área da moda, assim como na área do design e das artes plásticas. Trabalha igualmente como fotógrafo, tendo um perfil interdisciplinar que deambula entre a fotografia de arte, a fotografia de moda e a fotografia industrial. Em 2020, Miguel Flor lançou, pela Stolen Books, o livro “Boys Appetite”, que compila as primeiras fotografias da série com o mesmo nome.
JOANA JORGE
Joana Jorge é gestora de projetos na ModaLisboa, o que lhe proporciona uma perspetiva global sobre a Moda portuguesa, incentivando o reconhecimento e divulgação da Moda de Autor nacional, promovendo uma indústria mais humana e responsável. Coordena o projeto da Lisboa Fashion Week e acompanha projetos paralelos da Associação ModaLisboa junto de parceiros nacionais e internacionais. Joana tem desenvolvido um percurso muito diversificado na área do Design de Moda, conhecendo em proximidade realidades profissionais distintas, que tornam o olhar curioso. Depois de fazer o mestrado no Royal College of Art em Londres, partiu para Itália para integrar a equipa de design de Alberta Ferretti. A sua experiência como designer foi posteriormente complementada com passagens pela Topshop, Betty Jackson, Ana Salazar, e na marca de acessórios Pelcor.
JOÃO MAGALHÃES
João Magalhães (1988) cresceu entre Londres e Lisboa. Sempre se interessou pelas artes — estudou arquitetura e especializou-se em moda, explorando a forma e a construção nas suas criações. Em 2014, criou a Morecco, que se iniciou como uma marca de acessórios e evoluiu, um ano mais tarde, para uma coleção completa de pronto-a-vestir. João Magalhães explora um universo estético marcado pela androginia, pela exigência com os materiais e o corte, por técnicas artesanais, desde as malhas aos bordados à mão. Em março de 2019, assinou a sua primeira coleção em nome próprio. As suas peças continuam a descolar-se de constrangimentos de género e idade, são livres de categorizações.
ADRIANO BATISTA
Adriano Batista é editor-in-chief da reconhecida revista de Moda e lifestyle masculina, Fucking Young!. Mudou-se para Barcelona aos 21 anos para fazer um mestrado em Fotografia. Lá conheceu Eduardo García Llamas, com quem criou a Fucking Young!. Adriano viaja por todo mundo, em busca de inspiração e de novas tendências da indústria. Através das suas experiências e background em fotografia traz uma nova perspetiva para a revista, apresentando designers emergentes e desafiando os limites da Moda masculina contemporânea. Com reportagens e editoriais que exploram a interseção entre Moda, Arte e Cultura, Adriano conquistou para a Fucking Young! seguidores leais, entre membros da indústria e apreciadores de Moda. Além de editor, trabalha também como consultor criativo para marcas e agências de comunicação.
ANA TAVARES
Formada em Engenharia Química, Ana Tavares iniciou a sua carreira profissional como investigadora na Universidade de Leibniz em Hannover, Alemanha. Liderou o departamento de Sustentabilidade da Tintex Textiles por cinco anos, com foco na inovação de produtos e serviços. Até março de 2021, foi responsável pela Comunicação e Parcerias da Smartex, start-up que desenvolve tecnologia baseada em inteligência artificial para deteção de defeitos na produção de malhas circulares, de onde saiu para coordenar a Agenda Estratégica para a Economia Sustentável, Bio e Circular no CITEVE. Atualmente, Ana é CEO da RDD, empresa do Grupo Valerius, que desenvolve e amplia tecnologias para a indústria têxtil.
OLIVIA SPINELLI
Formada em Design de Moda pela Universidade de Urbino, Olivia Spinelli começou a trabalhar para as linhas jovens criadas por grandes marcas de moda nos anos 1990: D&G para Dolce & Gabbana, VERSUS para Versace, G GIGLI e GF FERRE woman. Na área da moda infantil trabalhou para o grupo Zannier, desenhando a coleção LEVI'S kids/júnior, I Pinco Pallino e Dirk Bikkembergs. Desde 2008, trabalha como freelancer e é responsável pela coordenação da área de Design de Moda no IED Moda Milano, para os cursos de três anos, é professora do segundo ano de coleção feminina e infantil, tutora de workshops e projetos de tese. Em março 2020, assume o cargo de diretora artística da escola.
Prémio ModaLisboa x IED - Istituto Europeo di Design
- Master em Fashion Brand Management no IED Florença, no valor de 24.000 euros;
- Bolsa de 4.000 euros;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.
Prémio ModaLisboa x RDD Textiles
- Estágio de 3 meses na RDD Textiles (alojamento incluído), para desenvolvimento de uma coleção para a empresa e uma coleção em nome próprio para apresentar na ModaLisboa;
- Bolsa de 1.750 euros;
- Apresentação de coleção cápsula desenvolvida durante o estágio na plataforma Workstation da ModaLisboa;
- Mentoria por parte da Associação ModaLisboa.
Prémio ModaLisboa x Showpress
- Assessoria de imprensa e showroom na agência de comunicação Showpress.