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LION OF PORCHES
X
PAATIFF

A Colaboração
A Lion of Porches une-se a paatiff numa coleção-cápsula que junta a tecnologia a uma visão estética e funcional de workwear. Recorrendo a ferramentas de inteligência artificial, a coleção que já foi apresentada na última edição da ModaLisboa, transita agora para a passerelle. Do virtual para o real.
Este projeto, concebido inteiramente em Portugal, é uma fusão de sustentabilidade, onde a durabilidade prevalece e o desperdício têxtil é minimizado graças ao uso de inteligência artificial (IA) no design.
Esta parceria não só desafia os paradigmas tradicionais da Moda ao integrar IA no processo criativo, mas também reafirma o compromisso com a tradição, destacando a qualidade e a produção local.

O Processo Criativo
A inteligência artificial foi o ponto de partida para unir o universo das duas marcas, Lion of Porches e paatiff, e criar uma base de dados comum de referências e vestibilidade. Seguiu-se o processo de design e um especial enfoque na seleção de materiais, com particular ênfase no algodão e no trabalho com denim, elementos-chave no universo do workwear. Estes materiais foram escolhidos não só pela sua durabilidade e conforto, mas também pela sua capacidade de incorporar a essência do trabalho manual e da tradição.
A prototipagem virtual, que utiliza intensivamente a IA, visa alcançar um fitting o mais realista possível, com todos os detalhes de acabamento definidos antes do início do primeiro teste têxtil. A transição do virtual para o real marca a etapa final do design, onde a inteligência artificial cede lugar à habilidade humana na concretização das peças, enfatizando a interseção entre tecnologia, tradição e criatividade humana no coração do Design de Moda.

O Desfile
O desfile da coleção-cápsula da Lion of Porches x paatiff é uma viagem pelo tempo e pelo espaço, onde o cenário dos caminhos de ferro serve como uma metáfora para o workwear, cujo uniforme de trabalho exigia funcionalidade, resistência e durabilidade.
Este ambiente serve também de pano de fundo para uma discreta homenagem a Junya Watanabe, que apresentou a sua primeira coleção masculina sob a marca Comme des Garçons MAN em 2001, ano em que foi criada a Lion of Porches.
Watanabe, reconhecido pelo seu trabalho pioneiro em workwear, é celebrado não apenas pela sua abordagem inovadora e experimental à Moda, mas também por reimaginar  peças utilitárias. A coleção-cápsula responde aos poemas de amor de Watanabe, impressos nas peças do desfile de Spring/Summer 2002, destacando a interseção entre arte, humanidade e tecnologia, e salientando a importância da
criatividade humana numa era dominada pela inteligência artificial.

Sobre a Lion of Porches
Implementada no mercado há mais de 20 anos, a Lion of Porches é uma marca de inspiração britânica reconhecida pelo foco nos detalhes e na intemporalidade das suas peças. Dos tecidos ao acabamento, cada coleção é dedicada a quem procura qualidade superior através de looks irrepreensíveis, sejam eles mais formais, elegantes ou descontraídos. Com um toque urbano e inovador, a marca reinterpreta os clássicos intemporais a cada coleção, lado a lado com peças de design moderno e exclusivo, especialmente pensadas para o cliente que aprecia um guarda-roupa diferenciador. Atualmente, entre lojas físicas e multimarca, está presente em mais de 15 países.

Sobre a paatiff
Paatiff é uma marca criada por José Sobral, vencedor da primeira Semana de Moda de Inteligência Artificial, AI Fashion Week. Formado em Arquitetura, José não esconde a influência e o interesse pela Moda no seu percurso académico. No início de 2023, criou a marca/estúdio paatiff com o objetivo de fundir a criação e visualização de Moda com tecnologias, como a inteligência artificial. Trabalhando a luz, a pele, as sombras, os materiais inovadores e a desconstrução de peças clássicas e silhuetas simples, procura criar uma visão própria. Com uma coleção lançada em 2023 em Los Angeles e entre exposições de tecnologia e de Moda, a paatiff vive entre o real e o digital.