
Um programa ModaLisboa com o apoio PVH Foundation
Alinhado com a missão central da Associação ModaLisboa, amanhã pretende tornar a Moda nacional numa área com mais representatividade e diversidade de talentos, ao comunicar as múltiplas oportunidades de crescimento dentro da indústria.
Criado para alunos que estejam a terminar o Ensino Secundário, o programa divide-se em três fases: apresentações sobre as profissões que constroem a Moda nacional nas escolas; cinco dias de workshops práticos nos escritórios da ModaLisboa; e uma bolsa de estudo em Moda, no valor de 15 mil euros.
PORQUÊ?
Há dois motivos principais que levam à criação do programa amanhã.
O primeiro é que continua a ser preciso promover a representatividade na Indústria de Moda, tanto a nível nacional como a nível internacional. Só com a criação de oportunidades iguais para vozes diversas, experiências diferentes e contextos sociais e económicos distintos é que se consegue afirmar que trabalhamos numa área que acolhe e inclui.
E a palavra “oportunidade” leva-nos ao segundo motivo. Nos últimos anos, as áreas criativas da Moda floresceram, mas as profissões técnicas não se têm conseguido comunicar de forma tão atrativa. Não é possível falar em Moda sem ouvir palavras como Sustentabilidade, Inovação, Trabalho Artesanal ou Tecnologia, porque estas são as áreas em verdadeiro crescimento — e é nelas que está o futuro. Mas se os jovens não as conhecem, como é que se vão candidatar a estes novos cargos?
Foi para responder a estes dois desafios que desenvolvemos o programa amanhã: criar oportunidades de futuro para jovens talentos em áreas de elevada empregabilidade na Indústria de Moda nacional.
COMO?
Não há uma resposta fácil, nem única, para cumprir os objetivos a que nos propomos. Então dividimos o amanhã em três fases, para que possamos chegar a pessoas diferentes em níveis diferentes. E fazer a diferença.