DOUBLE J COLLECTIVE LEVA O FINE CRAFTS E O DESIGN PORTUGUÊS AO DUBAI

Exposições, Design, Fine Crafts

12 Dezembro '23

A Double J Collective, a primeira galeria dedicada ao Fine Crafts e Concept Design no Dubai, inaugurou em novembro no Dubai Design District, edifício 7, com a missão de apoiar artistas, designers e artesãos europeus, mediterrânicos e locais, que se destacam pelo seu talento e singularidade. Maria Pratas, Marita Setas Ferro, Vanessa Barragão, José Ramos, Vânia Gonçalves, Albino Miranda, Miguel Soeiro, Paulo Antunes Studio, Evofabrics, Gir Gir, e Porventura são alguns dos designers e marcas portuguesas representados neste novo espaço que pretende levar mais longe os limites da criatividade.

A Double j Collective é um projeto de Jorge Cerveira Pinto e Jonathan Silva e a sua equipa é formada por entusiastas apaixonados pela arte, que acreditam “no poder da arte para transformar vidas e enriquecer a sociedade”. O seu objetivo é fornecer aos amantes do Fine Crafts e do Concept Design peças autênticas e únicas que sejam uma prova da habilidade e criatividade singulares ​​dos seus artistas.

Entre as múltiplas obras em exibição, estão peças de criadoras têxteis portuguesas como as esculturas de fibras vegetais de Maria Pratas; as “Soft Sculptures” em crochet de Marita Setas Ferro (fundadora da marca Marita Moreno); e as estruturas orgânicas feitas em lã reciclada proveniente de desperdícios têxteis de Vanessa Barragão.

Fazem ainda parte do grupo de artistas portugueses, os ceramistas José Ramos, com peças de cerâmica em grés trabalhadas à mão; e Vânia Gonçalves, com uma escultura em cerâmica que é uma metáfora das conexões humanas; assim como os designers Albino Miranda, com a cadeira “Flex” em fibra de vidro que pode ser personalizada com diversas opções de acabamento, cores e tecidos; Miguel Soeiro, com a sua tecelagem tradicional de vime; Paulo Antunes Studio, com uma coleção exclusiva de mobiliário; Evofabrics (Damaceno & Antunes) com tecidos decorativos e papéis de parede únicos. O coletivo Gir Gir apresenta a “Honey Collection” de objetos decorativos e sustentáveis criados com sobras de mármore; e Porventura expõe peças de mobiliário singulares que aliam o artesanato ao inusitado “para captar a essência contemporânea do lar”.