ModaLisboa, Workstation New Media
O projeto da Associação ModaLisboa com o apoio da República Portuguesa — Cultura / Direção Geral das Artes está de volta para uma nova edição.
Os novos media fortaleceram a diluição das fronteiras formais da prática artística, acelerando uma hibridização dos territórios de pensamento contemporâneo e também da concretização material da Moda. É nesta convergência que se posiciona a WORKSTATION NEW MEDIA: uma plataforma de experimentação, exposição e captação de novos talentos que dá agora início à sua segunda edição com um open call.
A ModaLisboa procura pessoas que explorem os novos media aplicados à Moda, com uma vertente artística, inovadora e sustentável. O concurso abrange qualquer formato new media com linguagem de Moda — Moda digital, NFT (non-fungible token), 3D (Construção de objetos, avatares, ambientes) ou Interação humana em espaços virtuais, como Gaming, Ações ou Aplicações de Realidades Estendidas (Virtual/Aumentada/Mista) — e as candidaturas estão abertas até 5 de setembro de 2024.
O júri, composto por Eduarda Abbondanza, Manuel Bogalheiro e ZABRA, avaliará os projetos tendo em conta critérios como relevância conceptual, inovação tecnológica, promoção do diálogo intercultural e inclusão de um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), enquanto resposta à crise climática. Os finalistas integrarão a exposição WORKSTATION NEW MEDIA, com curadoria ZABRA, onde será anunciado o projeto vencedor do prémio de dois mil euros. O regulamento completo — por escrito, e em Língua Gestual Portuguesa, com consultoria da Acesso Cultura — pode ser consultado aqui.
A exposição de entrada livre decorre em paralelo à 63ª Lisboa Fashion Week, de 9 a 13 de outubro. Além dos projetos do open call, a WORKSTATION NEW MEDIA continua a desenvolver um trabalho de mediação desta comunidade criativa em crescimento, apresentando obras de Carincur, João Pedro Fonseca e Gonçalo Guiomar; Rodrigo Gomes; e Tupac Martir (Satore Studio). Mais informação sobre cada um dos artistas convidados, aqui.
Na edição anterior, em outubro de 2023, a WORKSTATION NEW MEDIA levou às Carpintarias de São Lázaro trabalhos de paatiff, Rudolfo Quintas e ZABRA, numa exposição curada por Miguel Flor e que premiou o projeto de S4RA.